Vereadores pedem travessia segura para pedestres na SC-386, no bairro Santa Rita

Foto:Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

Foto:Tiarajú Goldschmidt/Câmara de Vereadores

28/03/2025 - 03h38
Na sessão ordinária desta quinta-feira (27) da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste, os vereadores apresentaram propostas visando a melhoria da infraestrutura urbana e a segurança dos pedestres. Entre as medidas sugeridas, destacam-se a travessia da SC-386, a colocação de meio-fio na Linha Santa Catarina e a instalação de uma rotatória no Bairro Jardim Peperi. Leia mais informações a seguir.

Moção de Apelo 18/2025: De March (PL), Borghetti (PL), Delegado Zancanaro (PL) e Marli da Rosa (PL) solicitam a melhoria da travessia urbana da SC-386, no Bairro Santa Rita, visando a segurança dos pedestres em São Miguel do Oeste. Especificamente, os vereadores destacam o trecho que liga o Bairro Santa Rita à escola do bairro, à unidade de saúde, à igreja e ao salão comunitário. “Esta via é de grande fluxo, e a ausência de infraestrutura adequada para a travessia segura coloca em risco a vida de crianças, idosos e moradores que precisam atravessar diariamente”, destacam.

“É fundamental que sejam adotadas medidas efetivas para garantir a segurança da população. Entre as possíveis soluções, sugerimos a construção de uma passarela, túnel, a instalação de faixas elevadas para travessia de pedestres, redutores de velocidade, dentre outros dispositivos que possam reduzir os riscos e garantir uma travessia segura”, acrescentam.

Os vereadores sugerem ainda que a moção seja incluída para debate na audiência pública requerida pelos vereadores Adilson Pandolfo e Ana Flávia Moreira, que tratará sobre investimentos federais e obras previstas para a Avenida Willy Barth e BRs 282 e 163. “Considerando a presença de autoridades estaduais e federais, acreditamos que essa audiência representa uma oportunidade estratégica para incluir a pauta das melhorias na SC-386, garantindo mais segurança para a comunidade do Bairro Santa Rita”, acrescentam.

A moção é destinada ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper; ao secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Euclides Grando; ao diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão; ao prefeito municipal Edenilson Zanardi; e ao coordenador regional de infraestrutura do Extremo-Oeste, Everaldo Di Berti.
Indicação Legislativa 69/2025: Borghetti (PL) solicita ao Executivo Municipal que faça a abertura de valas ou colocação de meio-fio no asfalto na Linha Santa Catarina. O vereador ressalta que o pedido foi feito por moradores há alguns dias, e que com a chuva desta semana novamente recebeu reivindicações acerca do problema. O objetivo é impedir o alagamento das residências. O pedido é destinado ao prefeito.

Indicação Legislativa 71/2025: Silvia Kuhn (MDB) solicita ao Executivo e ao Cotrasmo que estudem a viabilidade de implantar uma rotatória no cruzamento das ruas Colúmbia e Severino Veronese, no Bairro Jardim Peperi. Conforme a vereadora, nesse local diariamente são presenciados acidentes envolvendo carros e motos.

“Percebe-se que os motoristas não respeitam a preferencial no momento das conversões à direita e à esquerda, ocorrendo colisões seguidamente no local. As famílias temem, pois diversas crianças e jovens brincam e realizam atividades próximo ao referido cruzamento, correndo risco de envolvimento em acidentes. É visível que no cruzamento anterior a este já foi instalada uma rotatória. No local, diariamente, ocorriam acidentes de trânsito. Após a alteração houve uma significativa redução nas colisões e maior organização no trânsito”, justifica a vereadora, que ainda destaca que as rotatórias vêm trazer mais segurança e organização no trânsito. O pedido é destinado ao prefeito e ao presidente do Cotrasmo.

  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Ascom/Câmara de Vereadores
  • busca rápida



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook