VÍDEO: Veja o momento em que tornado atinge Santa Catarina

15/08/2020 - 12h49

Santa Catarina foi atingida por tornados nas cidades de Irineópolis e ÁguaDoce nesta sexta-feira (14). O registro do fenômeno foi confirmado pelo monitoramento meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina.

Vídeos gravados por moradores de Irineópolis mostram o momento em que a nuvem em formato espiral atinge o solo.

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, as características presentes nas imagens registradas nos vídeos configuram a formação de um tornado.

Marcelo Martins ressalta que a região Sul do país tem condições climáticas que favorecem a formação deste tipo de fenômeno.

O deslocamento da supercélula com características tornádicas foi registrado pelo radar meteorológico Oeste entre às 15h30min e 15h35min sobre o município de Água Doce, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.

Durante a tarde de sexta-feira (14), foram registrados granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. Os municípios mais afetados foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde rajadas de vento que provocaram destelhamento e destruição de edificações.

Informações preliminares apontam que em Água Doce, que também foi atingida pelo tornado, 700 casas foram destelhadas e 25 totalmente destruídas, além de 700 pessoas desabrigadas e 25 desalojadas. No município, 11 pessoas foram feridas, sendo duas de forma mais grave.

Alertas da Defesa Civil

Desde o início desta semana o monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina vem divulgando informações sobre a mudança nas condições de tempo.

Na última terça-feira (11) foi emitido um boletim de tempo adverso, indicando condições de tempo instável no decorrer da semana.

Nos dias seguintes a previsão foi atualizada e diariamente foram emitidos Avisos Meteorológicos nos níveis de Observação e Atenção para temporais, com rajadas fortes de vento e risco para granizo.

Apenas nesta sexta-feira (14), até as 20 horas, foram divulgados 16 alertas de curtíssimo prazo, elaborados com base nas imagens de radar e do satélite GOES 16.

Dentre as mensagens, para a população e divulgadas no site e redes sociais da Defesa Civil, foram emitidos oito observações, sete atenções e um alerta.

Para receber os alertas da Defesa Civil de Santa Catarina basta encaminhar uma mensagem de texto SMS para o número 40199, contendo no texto apenas o CEP (Código de Endereçamento Postal) do local que deseja receber as informações.

Confira o vídeo:


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook