Vitória coloca o Grêmio no 2° lugar

Grêmio necessita de uma vitória diante do Fortaleza, hoje à noite, no Castelão

Grêmio necessita de uma vitória diante do Fortaleza, hoje à noite, no Castelão

09/01/2021 - 05h25

Por Sergio Wathier
JRTV/Jornal Regional

O Grêmio enfrenta o Fortaleza, no Castelão, às 21 horas deste sábado. O tricolor gaúcho, com 48 pontos, ocupa a 5ª colocação. Portanto, estaria fora do G-4. Entretanto, caso vença o time cearense, vai dormir na 2ª colocação, um ponto à frente do Inter, e dois de Atlético-MG e Flamengo, que jogam no domingo. Mesmo sem quatro titulares - Vanderlei, Geromel, Kannemann e Diego Souza - o Grêmio é amplo favorito. Não bastasse sua condição técnica que é bem superior, vai enfrentar um Fortaleza desmantelado. Cerca de uma dezena de seus jogadores testaram positivo para a Covid-19 e não devem ser liberados para este confronto.

Jogo de alto risco

O Inter vai pegar o Goiás no Beira Rio, neste domingo, às 18h15. Embalado por seis vitórias seguidas, cinco pelo Brasileiro e uma pela Libertadores, o time de Abel viu renascer suas chances de ser campeão. Antes de torcer por tropeços do São Paulo, o equipe vermelha precisa fazer o dever de casa. O Goiás, seu adversário, é o 18° colocado. Em circunstâncias normais, seria jogo-jogado. Mas não é bem assim. O time goiano vem de uma sequência de seis jogos com bons resultados, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Por isso considero o confronto com o Goiás de alto risco para os interesses colorados. Ainda mais se levarmos em consideração que os goianos gostam de aprontar para cima de Inter e Grêmio em Porto Alegre. E perder pontos contra um adversário do rodapé da tabela, seria muito ruim para não dizer trágico.

Inter derruba matemáticos

A vitória do Inter diante do Ceará, no meio da semana, provocou uma verdadeira revolução nas projeções feitas pelos "matemáticos" sobre os favoritos ao título do Brasileirão. O São Paulo lidera os apontamentos, com 69%. O Inter, que até o jogo diante dos cearenses sequer era citado, passa a ser o segundo com mais chances de ser campeão, com 9%. Atlético-MG, com 8%, e Grêmio, com 5%, também estão entre os candidatos ao título. 

Grenal decisivo

Todo clássico das duas maiores forças do RS, sempre gera grande expectativa. Imagine o Grenal do próximo dia 24 (domingo), que pode apontar quem dos dois continuará na briga pelo título. Pelo andar da carruagem, a dupla pode chegar ao clássico brigando ponto a ponto pelas primeiras colocações. Aí podemos incluir a liderança do campeonato. Sei que falta combinarem com o São Paulo. Mas, o Inter pode colocar mais lenha nessa fogueira no confronto direto com o tricolor paulista, três dias antes. Uma vitória colorada equilibra a disputa justamente na reta de chegada. Em outras palavras, cabe ao próprio Inter escrever se os gaúchos ainda podem continuar sonhando com o título.  

G-6 pode virar G-8

Crescem as chances para Fluminense e Corinthians disputar a Libertadores deste ano. O G-6 pode se transformar em G-8. É que o Grêmio (5°) está na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, enquanto que Palmeiras (6°) e Santos (8°) podem ser finalistas da Libertadores. Significa que dois dos três vão se classificar direto, cedendo suas vagas para o Flu e Timão.

Virtuais rebaixados

Coritiba e Botafogo estão virtualmente rebaixados. Matemáticamente os dois clubes ainda tem chances. Mas para escapar da degola, nos últimos 10 jogos teriam que ter uma aproveitamento superior ao do São Paulo, que é de 66,7%. Isto é, teriam que vencer 7 dos 10 jogos que ainda restam ser disputados. Missão impossível para os dois times que até agora somaram, em 28 rodadas, míseros 25% e 27% respectivamente. Os outros candidatos ao rebaixamento são Goiás (26), Bahia (28), Vasco (29) e Fortaleza (31).

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook