VIVA BEM: Como a alimentação pode ajudar fortalecer a imunidade

Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica

Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica

19/06/2021 - 05h35

Com a chegada das estações mais frias na nossa região uma preocupação é como fortalecer a imunidade do organismo com a finalidade de prevenir doenças que acometem o sistema respiratório, principalmente em meio a pandemia do COVID-19.

O sistema imunológico tem como papel defender o organismo de uma possível infecção e para manter este desempenho é necessário ofertar um aporte adequado de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macro nutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas).

Primeiramente o que deve ficar claro é que não existe um alimento ou nutriente isolado que irá desempenhar o papel, existem alimentos fontes de nutrientes que auxiliam nesta função, entretanto para que estes possam ser aproveitados pelo organismo necessitam de outros nutrientes para metabolização.

Desta forma, as orientações para melhora do sistema imunológico a partir da alimentação são:

- Fazer a base da alimentação ser de alimentos in Natura ou minimamente processados, ou seja, alimentos obtidos de plantas e animais sem passar por processamento (frutas, legumes e verduras, ovos) e os que sofrerem processamento mínimo como secagem, pasteurização, moagem (farinhas, arroz, feijão, carnes, massas frescas, leite), respectivamente.

- Consumir diariamente 5 (cinco) porções de frutas, legumes e verduras.

- Consumir em torno de 2 litros de água ao dia.

A água auxilia na metabolização e absorção dos nutrientes e garante o bom funcionando dos tecidos e órgãos.

- Evite excesso de açúcar, sal e gorduras.

- Consuma moderadamente alimentos processados (enlatados, conservas...) e evite alimentos ultra processados (refrigerantes, sucos em pó, bolachas recheadas) pois além de ser acrescidos de excesso de sal, gorduras e açúcares possui em sua composição conservantes, corantes, são pobres em vitaminas e minerais e calóricos.

Uma maneira de realizar uma alimentação saudável e que favoreça o reforço do sistema imunológico e não seja de alto custo é optar por alimentos da época, além do sabor ser mais agradável, pela oferta abundante o valor se torna mais ameno.

Lembre-se! Assim como a deficiência de nutrientes podem gerar prejuízos à saúde, o excesso dos mesmos também pode causar, portanto evite a auto prescrição de vitamina e minerais com este objetivo, procure sempre um Nutricionista para investigar se há necessidade do uso e se houver lhe indicará a dosagem apropriada.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Keli Raquel Secchi – Nutricionista Clínica - CRN 10/7222 | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook