VIVA BEM: Doação de Sangue em tempos de coronavírus

Neila Oro – Bioquímica

Neila Oro – Bioquímica

12/06/2020 - 18h40

O dia 14 de junho, data do Doador de Sangue, se aproxima e o Viva Bem aborda o assunto trazendo algumas informações adicionais devido à pandemia por coronavírus.

Como foi criada a data comemorativa do dia do doador de sangue?

Essa data foi criada por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o dia escolhido é uma homenagem ao imunologista Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943).

Qual o objetivo da data?

Tem como principal objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores.

Como a covid-19 e as doenças respiratórias relacionadas ao período de inverno interferem na doação de sangue?

Nesse período de pandemia por coronavírus a seleção dos candidatos é ainda mais criteriosa. Vários quesitos são pesquisados no momento da entrevista. Na região Oeste, o Hemocentro mais próximo está localizado em Chapecó e deve ser procurado para tirar dúvidas mais específicas sobre a doação. Você pode ligar e agendar o seu horário: (49) 3700 6401 ou 6410.

Com o início do período de inverno é de suma importância que as pessoas continuem com o ato de doação de sangue, pois as doenças respiratórias tendem a aumentar e, consequentemente, as internações e a necessidade de transfusão também.

Por que doar sangue?

Salienta-se a importância de doar, pois sangue não se fabrica artificialmente. O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo sendo essencial à vida. O volume doado por uma pessoa não ultrapassa a 10% do que temos em circulação no corpo e a quantidade doada é reposta rapidamente pelo organismo. Temos todas as medidas de segurança no momento da realização da doação que é realizada por pessoas capacitadas para a função.

Parabenizo a todos os doadores de sangue voluntários pela generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas. Às pessoas que ainda não são doadoras, peço a conscientização.

Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Neila Oro – Bioquímica – Responsável técnica – CRF 15786 | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook