Volta das aulas presenciais da rede estadual em 2020 será para reforço escolar

09/09/2020 - 13h09

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio com maior dificuldade de aprendizagem serão os primeiros a voltar às atividades presenciais em Santa Catarina. A esses estudantes da rede estadual, serão oferecidas aulas de reforço escolar.

A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, na apresentação do plano de retomada das aulas presenciais, realizada na manhã desta quarta-feira (9). O objetivo do documento é preparar as instituições de ensino para o retorno seguro às escolas no Estado.

O secretário reforçou que, em princípio, os estudantes devem voltar às salas de aula no dia 13 de outubro, uma vez que a atual suspensão segue até o dia 12 de outubro.

O retorno, contudo, depende de dados favoráveis da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. A data será confirmada com cerca de 15 dias de antecedência.

Retorno gradual

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede estadual serão os primeiros convidados a voltar às escolas, pois, segundo Uggioni, têm mais condições de seguir o regramento estabelecido pelo plano de contingência. O retorno gradual também permitirá seguir as regras de distanciamento social.

A ideia do Governo do Estado é que, a cada semana, uma nova turma volte às aulas presenciais. Começando pelo terceiro ano do Ensino Médio, depois o segundo ano e assim sucessivamente. Não há previsão, no entanto, para o retorno da educação infantil.

As aulas remotas continuarão a ser oferecidas aos estudantes que não desejarem retornar às atividades presenciais.

O secretário também destacou que a volta gradual poderá ser reorganizada pelas redes de ensino municipal e privada, conforme o cenário da pandemia da Covid-19 em cada região do Estado.

“Os municípios é que farão a gestão da sua rede municipal a partir do regramento estadual. Eles definirão como vai ser a retomada. Se a rede não tem Ensino Médio, a retomada será organizada a partir dos anos finais, como o nono ano. A rede particular também pode seguir a mesma referência.”, afirmou o secretário de Educação.

Aulas de reforço

Neste primeiro momento, os professores das escolas estaduais oferecerão aulas de reforço por área de conhecimento, a fim de recapitular conteúdos trabalhados ao longo do ano.

Dentre os estudantes, aqueles com mais dificuldade de aprendizagem e assimilação do conteúdo letivo terão prioridade no retorno. Uggioni disse que ainda não há como quantificar quantos estudantes irão retornar, uma vez que o chamamento será discutido nos conselhos de classe realizado pelos professores no mês de setembro.

“Não vamos obrigar ninguém a ir presencialmente, mas aqueles com mais dificuldade, vamos tratar com eles e com a família sobre a importância de frequentar o reforço pedagógico para a trajetória estudantil”, disse Uggioni.

Os estudantes com bom desempenho escolar, ainda que fora do grupo prioritário, também terão a possibilidade de participar das atividades pedagógicas presenciais, se assim desejarem.

Comitês municipais

Cada município, no decorrer de setembro, deverá reorganizar os comitês municipais de gerenciamento da Covid-19. Uma comissão será formada pelos estabelecimentos de ensino particulares, municipais, estaduais e federais, além de representantes da comunidade civil.

A comissão irá elaborar o plano de contingência próprio do munício, com aspectos específicos da região, baseado no plano estadual. A previsão é de que, no início da próxima semana, se inicie a formação das equipes escolares com o auxílio dos agentes estaduais.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook