Alunas são levadas à direção por usarem shorts em escola de SC; estudantes protestam

20/02/2020 - 10h18

Estudantes da escola estadual Professora Elza Henriqueta Pacheco, em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram chamadas à direção na terça-feira (18) por estarem usando shorts. De acordo com a aluna Sophia Rosa, de 16 anos, 26 meninas foram tiradas de sala em horário de aula. Nesta semana, o estado registrou temperaturas acima dos 30ºC em várias regiões, inclusive Vale do Itajaí.

A direção afirmou em nota que a assembleia de pais vigente decidiu que as garotas devem usar short ou bermuda na altura do joelho e que o objetivo é "zelar pelas estudantes". Também disse que "tratou-se unicamente de uma orientação, nunca de uma determinação" (confira a nota na íntegra abaixo).

Nesta quarta (19), estudantes fizeram um protesto. "Eu estudo no Elza Pacheco há 4 anos e nunca vi alguém ser impedido de usar shorts. Afinal, o que consta como uniforme do colégio é a camiseta com logo, já que não há uniforme padrão para a parte de baixo", afirmou Sophia.

"Hoje [quarta], muitas meninas foram de shorts, mas grande parte ficou com medo de represália, mesmo apoiando. E é claro, alguns comentários sem noção, que já esperávamos", continuou a aluna.

"A diretora notificou os pais das meninas que estavam de shorts, sendo que a escola não possui uniforme além da camiseta com logo, e então não pode exigir o uso. Mas, visivelmente, o problema era o tamanho do short, não o descumprimento da norma do uniforme. Afinal, quem estava sem a camiseta do colégio não recebeu notificação", complementou.

Nota da direção

A escola se manifestou através da nota abaixo:

Em virtude da polêmica ocorrida acerca da orientação da direção da Escola de Ensino Médio Elza Henriqueta T. Pacheco no dia de hoje (18/02/2020) em face do uso de roupas pelas estudantes, esclarecemos:

1 – A direção dialogou com as alunas e telefonou em seguida para os pais para reforçar a orientação de que, conforme definido pela Assembleia de Pais 2019 – com vigência até a próxima reunião – as estudantes devem utilizar shorts ou bermuda na altura do joelho.

2 – O objetivo além de zelar pelas estudantes, consiste em cumprir as normativas internas construídas coletivamente com a comunidade escolar.

3 – Tratou-se unicamente de uma orientação, nunca de uma determinação.

4 – Nunca se utilizou o termo depreciativo, pejorativo ou preconceituoso.

5 – Não há adoção de uniforme escolar além da camiseta que serve para identificação dos alunos.

6 – A direção lamenta ter ocorrido uma interpretação incorreta do fato, qual seja, uma simples orientação.

7 – Reitera-se o respeito ao direito da livre manifestação, especialmente aquelas que sejam construtivas e voltadas para uma sociedade harmoniosa e pacífica.

Ana Paula Ledra

Diretora Geral

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • G1/SC



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook