Ambulatório de São Miguel do Oeste especializado em IST divulga dados de 2019
Coordenadora Juliana Pinheiro destaca a necessidade de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

05/02/2020 - 15h53

O Ambulatório de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) de São Miguel do Oeste divulgou esta semana o balanço de atendimentos em 2019. O secretário de Saúde, Leonir Caron, destaca as melhorias realizadas neste setor. Entre elas, a criação do Ambulatório de Sífilis, que oportuniza a qualquer pessoa portadora da doença ser acompanhada por especialista. Só para esta patologia, foram cerca de 200 consultas no decorrer do ano passado, além de treinamentos para médicos e enfermeiros de toda a região.

Atualmente, são mais de 1.000 pacientes em acompanhamento por hepatites virais em São Miguel do Oeste. E um total de 270 pessoas com diagnóstico de HIV em toda a região também são atendidas no município.

A coordenadora do Departamento IST da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Pinheiro, relata que foram realizados aproximadamente 17 mil atendimentos especializados em 2019, entre eles mais de 6 mil testes rápidos, 30 atividades educativas em empresas do município e distribuição de preservativos.

O Ambulatório de IST conta, ainda, com profissional especializada em Infectologia, que atende pacientes portadores de infecções sexualmente transmissíveis como hepatites B e C, HIV e sífilis. Conta, também, com farmacêutico exclusivo para dispensação de medicamentos e realização de testes rápidos em tempo integral.

Juliana Pinheiro ressalta a necessidade de prevenção a todas estas doenças. “O uso do preservativo, o pré-natal completo e a realização de exames de HIV, sífilis e hepatites virais regularmente são fundamentais para evitar e diagnosticar precocemente as IST’s”, recomenda.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook