ANVISA cria orientações para pesquisas clínicas voltadas à Covid-19

29/04/2020 - 13h14

Com a disseminação do coronavírus por todo o mundo, muitos laboratórios e centros de pesquisa estão trabalhando intensamente para descobrir um tratamento seguro e eficaz para deter o avanço da Covid-19. Com isso, os ensaios ou pesquisas clínicas realizados nesse sentido são fundamentais para conseguir novos tratamentos.

Por isso, a Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA), criou orientações para esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema e ajudar pesquisadores. De acordo com o gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, essas orientações foram organizadas para ajudar aos cientistas e pesquisadores que estão se esforçando para encontrar um tratamento. 

“Com a pandemia, a gente percebeu a necessidade de regular os estudos clínicos de uma maneira mais célere e mais racional. Isso porque a gente precisa de respostas imediatas e a busca por novos tratamentos demandou um número enorme de pesquisas e de solicitações da agência”. 

Gustavo Mendes, ainda afirmou que mesmo medicamentos que já estão à venda no Brasil, podem ser prescritos para novos tratamentos, mas só depois de regulados pela Anvisa.

“Esses estudos regulados, que têm de ser anuídos previamente pela Agência, são estudos que vão embasar um pedido de modificação de bula de um medicamento, por exemplo, incluir no tratamento da Covid-19, ou o registro de novas moléculas no Brasil”. 

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, a Anvisa elaborou um texto didático, em formato de perguntas e respostas que pode ser acessado por meio do endereço portal.anvisa.gov.br/.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook