A Secretaria de Estado da Educação (SED) terminou a
avaliação escolar da rede estadual referente ao primeiro semestre de 2020. Os
números mostram que, dentre os 524 mil alunos matriculados, 51% alcançaram
aprendizagem satisfatória e 22,4% tiveram avanços, apesar das dificuldades no atual
contexto com a realização das atividades não presenciais. Os dados presentes no
Relatório de Aprendizagem produzido pela Diretoria de Ensino da SED foram
fornecidos pelos professores e coletados após conselhos de classe de todas as
1.065 escolas estaduais.
Em decorrência da adaptação ao regime especial de atividades não
presenciais, por conta da pandemia do coronavírus, neste ano os alunos foram
avaliados por semestre, em vez da avaliação trimestral.
Ao longo do regime especial, a SED tem orientado os gestores e educadores
da rede sobre os critérios de avaliação, que devem considerar os objetivos de
aprendizagem alcançados e buscar evitar um aumento de reprovação e abandono
escolar. Além da avaliação feita pelo professor, as escolas preencheram um
roteiro avaliativo para todas as turmas, detalhando qualitativa e
quantitativamente o aproveitamento dos alunos.
O roteiro avaliativo integrou um painel que mostrou que 26,4% dos alunos
da rede tiveram dificuldades de fazer as atividades ou não conseguiram realizá-las.
Esses dois públicos serão o alvo principal da retomada das atividades de apoio
pedagógico presencial, divulgadas no fim da última semana pela SED. O retorno
escalonado (por série e por semana) ocorrerá a partir da autorização da
Secretaria de Estado da Saúde (SES), que acompanha a matriz de risco do
coronavírus. Dessa forma, em 2020 não haverá aulas como ocorriam antes da
pandemia. Isso significa que, até o final deste ano letivo, as atividades
remotas continuam.
O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, ressalta que a forma
como a SED planejou e organizou a retomada de atividades presenciais
materializa a preocupação com a qualidade da aprendizagem. “Ao priorizarmos os
alunos que estão tendo dificuldade de assimilar o conteúdo, além de buscarmos
recebê-los com segurança, em número reduzido, poderemos apoiá-los na
continuidade dos estudos. Continuamos trabalhando para que as escolas tenham as
condições adequadas e que recebamos com segurança os profissionais e estes
alunos, quando as atividades presenciais forem autorizadas em Santa Catarina”.
A diretora de Ensino da SED, Zaida Rabello Petry, reforça o objetivo
principal da retomada das atividades nas escolas. “Essa é uma oportunidade para
que os estudantes possam recapitular conteúdos e seguir o ano letivo, mas
pensando em atividades de reforço. A ação visa manter o vínculo do aluno com a
escola, recuperar os conteúdos e evitar o abandono escolar”.
Avaliação mostra panorama no Estado
Os Conselhos de Classe são a instância soberana do processo avaliativo na
rede estadual de ensino. Eles ocorreram após o fechamento do primeiro semestre,
entre 1º e 18 de setembro, por meio de reuniões virtuais. Desde o dia 19 de
setembro, vem sendo entregue as avaliações descritivas pelas escolas e os
boletins aos pais e alunos.
O Relatório de Aprendizagem reflete as avaliações em todas as 36 regionais
de educação, em que os mais de 524 mil alunos vêm sendo acompanhados pelas
escolas por meio das entregas de atividades on-line e impressas elaboradas
pelos professores, desde o dia 6 de abril, quando iniciou o regime especial de
atividades não presenciais. Para alunos com acesso à internet, as atividades
ocorrem por meio da plataforma Google Sala de Aula (Classroom). Para alunos sem
acesso à internet, vem sendo realizada a entrega de material impresso.
A Coordenação de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED/DIEN,
responsável pela coleta e tratamento dos dados, informa que o painel fornece um
indicativo da aprendizagem com base no formulário respondido pelos gestores
escolares e, por isso, pode ter variações, em função da inserção ter ocorrido
de forma manual. O relatório consolidado estará disponível para toda a gestão
escolar catarinense na próxima semana.
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