Após período de seca, chuva causa alagamentos em cidades de SC

Em Balneário de Pratas-São Carlos, o alagamento chegou a fechar ruas

Em Balneário de Pratas-São Carlos, o alagamento chegou a fechar ruas

10/06/2020 - 14h35

Após um período de seca, cidades de Santa Catarina voltaram a registrar chuva na terça-feira (9). O mau tempo chegou a causar alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores na região da Serra, Norte e Oeste catarinense.

Em Lages, a Defesa Civil informou que choveu 30 milímetros em 40 minutos. Mais de 40 ocorrências foram atendidas em 22 bairros. Houve destelhamentos e queda de muros de casas e de uma escola municipal. Uma ponte também caiu durante o temporal. Foram registrados 35 pontos de alagamentos no período da tarde.

O Rio Carahá chegou a transbordar na região próxima ao Fórum e nos fundos do Terminal Urbano, na Avenida Belisário Ramos. Não houve registro de feridos e desalojados.

A Defesa Civil segue monitorando as áreas atingidas, pois permanece a previsão de chuva para esta quarta-feira (10). O atendimento de emergência pode ser acionado pelo telefone (49) 98406-4037.

Norte catarinense

Ruas e casas ficaram alagadas em Canoinhas. Os bairros mais afetados foram Campo D'Água Verde, Jardim Esperança e o Centro. Ninguém ficou desabrigado ou desalojado. No início da tarde desta terça, a situação já estava normalizada, conforme a Defesa Civil.

Foram registrados 85 milímetros de chuva em um período de seis horas, o que corresponde a cerca de 65% do que geralmente é contabilizado em todo o mês de junho no município em anos anteriores, com variação média entre 120 e 140 milímetros. Desde o dia 12 de maio a cidade estava em situação de emergência por causa da estiagem.

Oeste catarinense

Na região Oeste, os maiores prejuízos foi registrado em Saudades. Além de pontos de alagamentos, pontes e estradas foram submersas em comunidades do interior.

Outros municípios como São Carlos, Cunhataí, XanxerêNova ErechimÁguas Frias e Cunha Porã também registram problemas com alagamentos.

Uma enxurrada ocasionou danos em algumas estradas e movimentou o rio que corta a cidade de Cunhataí em seu leito. Não houve enchentes ou desabrigados e sim o susto pelo volume de água, após meses com índices abaixo da média em toda a região.

No caso de São Carlos, a administração municipal fez um alerta sobre alguns estragos em via rurais, e que em caso de desobstrução de ruas ou bueiros, o setor Administrativo e a Secretaria de Agricultura devem ser acionados. Em Balneário de Pratas o alagamento chegou a fechar ruas.

Um vendaval registrado durante a noite de terça destelhou mais de 30 casas e derrubou árvores e aviários em Ipuaçu. Quatro localidades foram atingidas, uma delas ainda está sem energia elétrica.

Estiagem

A falta de chuva em Santa Catarina tem prejudicado o abastecimento de água e afetado a agricultura do estado. Mais de 90 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem e implementaram sistema de rodízio no abastecimento e ações para a diminuição dos impactos.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.



  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook