Aprovação do governo Bolsonaro cresce na região Sul e chega aos 52%

28/06/2019 - 08h22

Apesar da queda da popularidade no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro mantém seu prestígio no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Santa Catarina. A região Sul, que deu a Bolsonaro 11,084 milhões de votos no segundo turno, equivalente a 66,06% dos votos válidos, é a única onde a aprovação do governo cresceu.

Em comparação com abril, o indicador de pessoas que aprovam o governo, opinaram que a gestão de Bolsonaro é ótima ou boa, subiu de 44% para 52%, por conta da queda nos respondentes que opinaram que o governo era regular de 33% para 28%.

A expectativa sobre o governo também melhorou. Em junho de 2019, 57% das pessoas pesquisadas no Sul acreditam que o restante da gestão de Bolsonaro será ótima ou boa, contra 21% que creem que será regular. O pessimismo com o governo também cresceu, de 13% para 17% de pessoas crentes que a gestão do presidente será ruim ou péssima.

Quanto aos outros índices, 63% dos moradores da região Sul afirmam que confiam em Bolsonaro, contra 35% que não confiam e 2% que não sabem ou não responderam. A confiança oscilou na margem de erro — era de 60% em abril.

O índice é semelhante entre as pessoas que acreditam no modo com o qual Bolsonaro governa: 65% aprovam a sua forma de gerenciar o país, contra 29% que desaprovam e 6% que não sabem. Em abril, a aprovação era de 63%.

Em contrapartida, no Nordeste a insatisfação aumentou 7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, atingindo 47%. Se, antes, 25% dos nordestinos avaliavam o governo positivamente, agora o índice recuou para 17%. O maior aumento no percentual de ruim ou péssimo ocorreu nas regiões Norte e Centro-Oeste, indo de 20% para 33%.

Somando todas as regiões, a popularidade do governo federal caiu em comparação com o mês de abril. O percentual dos que avaliam como ruim ou péssimo subiu de 27% para 32% em junho, e a população que avalia o como ótimo ou bom caiu de 35% para 32%.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • NSC



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook