Big John produz cerveja em local da Alemanha que antes da Segunda Guerra foi da família da fundadora
A premiada Neapa Tricorn Hat será produzida em fábrica que foi do trisavô de Diovana Schacker.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

22/03/2022 - 18h33

Antes de imigrar para o Brasil em 1930, na crise alemã que antecedeu a II Guerra Mundial (1939-1945), Johannes Strieder tinha uma propriedade em Emmelshausen, na Alemanha, onde funcionava um moinho que servia de sustento para a família. Quase um século depois, o local agora abriga a cervejaria Strieders Mühle, que preserva o nome em homenagem ao antigo proprietário. No lado de cá do Atlântico, mais precisamente em Descanso (SC), desde 2017, a trineta de Johannes, Diovana Strieder Schacker, comanda a Big John Cervejaria.

A conexão entre passado e presente ocorreu em dezembro de 2021 e rende frutos: uma comitiva da cervejaria brasileira está pronta para visitar a Strieders Mühle. E a mala não vai vazia: o cervejeiro da marca vai com o objetivo de produzir por lá a Neapa Tricorn Hat, que ganhou a medalha de prata no estilo no Concurso Brasileiro de Cervejas em 2020. O rótulo colaborativo é a primeira iniciativa conjunta, que deve gerar novas visitas e cervejas.

A bebida, aliás, foi o que motivou o reencontro entre passado e presente. Os administradores da marca alemã encontraram Diovana pelas redes sociais e viram que ela é pós-graduada em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM).

“A partir da sinergia sobre o assunto, fomos conversando e surgiu a ideia de uma cerveja colaborativa. Quando compartilhei com a minha família, isso gerou uma enorme comoção”, comenta ela.

A emoção foi ainda maior porque a tia de Diovana, Rosane Strieder Dörken, vive na Alemanha há 29 anos. Ainda assim, não tinha registros sobre a vida da família anterior a imigração, já que os documentos foram extraviados ou destruídos.

“Hoje sabemos mais sobre o nosso passado graças a esse projeto. A cerveja une as pessoas de uma forma muito bonita, uniu a história da nossa família também”, completa.

O resgate também emocionou os cervejeiros da Strieders Mühle, que decidiram reconstruir o moinho que era da família – destruído nos bombardeios da II Guerra Mundial – e transferir para lá a cervejaria, que hoje fica em outra área da propriedade.

A expedição cervejeira ocorre no final de março, e a previsão é de que ainda no primeiro semestre a Neapa Tricorn Hat seja comercializada na Alemanha. Já no segundo semestre, cervejeiros da Strieders Mühle vem ao Brasil para produzirem na Big John Cervejaria um de seus rótulos.

Fundada em 2017, em Descanso (SC), a Big John Cervejaria é um dos principais nomes da cerveja artesanal da região. A fábrica tem 1,2 mil metros quadrados e capacidade produtiva para 316 mil litros ao mês. São 12 estilos, comercializados em mercados, empórios, bares e restaurantes, além de dois pubs da marca, localizados em Descanso e em Balneário Camboriú (SC).

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 



  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Revista Beer Art



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook