A Câmara dos Deputados regulamentou o funcionamento do
plenário durante a emergência de saúde pública por causa do novo coronavírus.
Um ato da Mesa Diretora definiu que a comunicação por áudio e vídeo entre os
participantes da sessão será feita por meio da plataforma de videoconferência
Zoom.
Aos deputados caberá providenciar conexão à internet com capacidade suficiente para a transmissão segura e estável de áudio e vídeo.
O Sistema de Deliberação Remota (SDR) estabelece ainda que a votação das propostas será feita pelo Infoleg. Trata-se de um aplicativo para smartphones e tablets da Câmara, que exibirá para os deputados as opções sim, não, abstenção e obstrução.
De acordo com a norma, será
obrigatório o cadastramento prévio do celular do parlamentar. A medida, que
visa garantir a segurança do processo, terá validação por verificação em duas
etapas.
Os congressistas poderão usar
o e-mail institucional da Câmara para se inscrever para a discussão e para o
encaminhamento, bem como para outros direitos regimentais, como apresentar
requerimentos. Também deverão ser enviados por e-mail requerimentos de inclusão
de matéria, pauta de votação, chamada de “ordem do dia” e seus respectivos
apoios.
Apreciação de medidas
Para que uma medida seja
apreciada pelos parlamentares, deve haver um consenso entre os pares alinhavado
pelas lideranças partidárias. O ato estabelece que serão apreciadas as matérias
que tenham manifestação favorável de líderes que representem dois terços dos
membros da Casa, além das lideranças do governo, da maioria, da minoria e da
oposição. Essas serão votadas sem obstrução. Se não houver acordo, podem ser
incluídas, mas com obstrução.
Estas proposições vão tramitar
em regime de urgência e não serão submetidas a requerimentos de retirada de
pauta, adiamento da discussão ou votação, discussão ou votação parcelada,
requerimentos de destaque simples ou quebra de interstício para pedido de
verificação de votação simbólica.
O quórum mínimo para início da
sessão será de 51 deputados – 10% do total de parlamentares. E o quórum para
abertura da sessão e início da votação será contabilizado por meio do registro
dos deputados no Infoleg.
Projetos por e-mail
O ato da Mesa incluiu a
permissão para que os deputados apresentem projetos legislativos por e-mail
enquanto durar a emergência de saúde pública relacionada ao novo coronavírus. A
portaria também prevê que, no período, suplentes que assumirem o mandato
poderão tomar posse por meio de videoconferência.
No sistema de votação remota
ficam suspensos os prazos regimentais para apresentação de recursos, emendas e
outras proposições que não estejam em pauta.
Uso da palavra
Os deputados também usarão o
e-mail institucional para se manifestarem durante a votação. O uso da palavra
será feito pelos parlamentares por meio de celulares, computadores, tablets ou
plataforma de videoconferência – além dos microfones, se o líder estiver
presencialmente no plenário.
Durante a sessão, a inscrição
de oradores e o recebimento de requerimentos, emendas ou destaques às matérias
pautadas para votação serão feitas por e-mail institucional.
>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook