CDL sedia reunião com construtoras e a Câmara de Comércio de San Pedro, Argentina

Divulgação/CDL

Divulgação/CDL

31/01/2024 - 22h41

Representantes proeminentes da indústria da construção civil se reuniram com membros da diretoria e empresários da Câmara de Comércio de San Pedro - Missiones na Argentina, em uma reunião significativa, no auditório da CDL, que abordou temas cruciais para o desenvolvimento sustentável e próspero do setor na região.

A reunião foi intermediada pela CDL de São Miguel do Oeste que possui uma relação mais estreita com a entidade argentina e que viabilizou a aproximação das partes, numa conversa frutífera e com grandes possibilidades de avanço na pauta principal abordada que é a contratação de trabalhadores argentinos por empresas em São Miguel do Oeste.

Segundo o empresário Renzo Arturo Zarratea, que possui uma empresa da construção civil em San Pedro, Missiones, a falta de emprego é significativa devido a muitas obras públicas que empregam trabalhadores desse segmento, não estarem em execução e para favorecer a renda local da população viram uma oportunidade de parceria com as empresas de São Miguel do Oeste.

Durante a reunião, houve uma discussão abrangente sobre a importância da legalização e formalização dos trabalhadores na indústria da construção civil, com a presença do consultor jurídico da CDL, que explanou os critérios e prerrogativas legais tanto previdenciárias quanto trabalhistas, principalmente documental que passa pelo crivo da Policia Federal.

O debate sobre a logística de deslocamento dos trabalhadores foi abordado de forma abrangente. As partes interessadas discutiram estratégias eficientes para facilitar a mobilidade sem causar impactos negativos nas comunidades locais. A busca por soluções que equilibrem a eficiência operacional foi um ponto focal.

As empresas presentes reforçaram seu interesse em fortalecer parcerias com a comunidade argentina de San Pedro, distante cerca de 60km, de São Miguel do Oeste. O objetivo é impulsionar a economia local, promovendo o crescimento conjunto e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cidades, nos dois países.

De acordo com o Presidente da CDL, esta não é a primeira vez que as cidades se aproximam para negócios e ações conjuntas. Em 2019, a CDL participou do “1º Festival del Comércio y la Hermandade”, uma feira de exposição de empresas locais, onde a FAISMO foi apresentada e a comissão participou da programação. Também em 2022, a CDL certificou um curso de português, organizado pela Câmara de Comercio. Ainda, segundo Junior, a expectativa é pensar na aproximação para outras vagas no comércio, com a mão de obra argentina, além da construção civil. Um passo a frente a ser estudado, destaca.

Participaram do encontro seis empresas da construção civil representadas pelo Sinduscon, dirigentes da CDL e os integrantes da Câmara de Comercio argentino.



  • por
  • Jornal Regional
  • busca rápida
  • CDL



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook