Chuva prevista para o início de junho não deve mudar o quadro da estiagem em SC

02/06/2020 - 15h48

A previsão do tempo, segundo a Epagri/Ciram, indica que a primeira quinzena do mês de junho deve ter frentes frias, mais umidade e mais chuva em todas as regiões de Santa Catarina.

De acordo com o órgão, entre os dias 3 e 4 há previsão de chuva bem distribuída, e ocorrência da mesma também no período que vai entre 9 e 12 de junho.

Contudo, ainda não há previsão de uma reversão no quadro da estiagem, que acomete diversas regiões do Estado.

“Para julho e agosto, permanece uma previsão de chuva entre a média e abaixo da média climatológica, ocorrendo de forma mal distribuída e irregular”, afirma Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram.

As regiões mais afetadas pela estiagem nos últimos meses são o Litoral e o Vale do Itajaí. Em abril e maio, o percentual ficou com total de 20% e 40% da média climatológica do mês.

E nas regiões Oeste e Meio Oeste há maior elevação, com acumulados que ultrapassaram os 150mm em maio, alcançando a média histórica do mês.

“Com a formação de uma nova frente fria que vai passar em Santa Catarina, virão chuvas mais significativas, com previsão de maiores acumulados, em valores que variam de 40mm a 60mm, podendo também ocorrer percentuais maiores”, observa Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook