Colheita e comercialização do Pinhão estão liberados em Santa Catarina

01/04/2020 - 19h30

A partir de hoje, 1º de abril, está autorizada a colheita, o transporte, a comercialização, a alimentação ou o uso da semente de pinhão, de acordo com a Lei Estadual nº 15.457 de 17 de janeiro de 2011.

O objetivo principal desta época de defeso, que se estendeu até a data de ontem, foi de contribuir para o consumo sustentável e, consequentemente, para a preservação da espécie Araucaria angustifolia (pinheiro), pois sua reprodução e dispersão acontecem por meio do pinhão, a semente desta árvore. A maturação da semente, agrupada em forma de pinha, ocorre apenas após o mês de abril e se estende até junho, e é apenas neste momento que a semente está “pronta” para germinar.

Garantir que este período para a colheita seja respeitado contribui para a dispersão natural da espécie na natureza, a qual encontra-se atualmente ameaçada de extinção e é de extrema importância para a biodiversidade da Floresta Ombrófila Mista, uma das formações florestais características da Mata Atlântica. Diversos animais silvestres se alimentam do pinhão, sendo responsável pela dinâmica ecológica não só da flora, mas também da fauna catarinense.

Fonte de carboidrato e rica em fibras, vitaminas e sais minerais, a semente também contribui para regulação do intestino e promove saciedade. Assim, desfrute-a da melhor forma, com deliciosas receitas, durante o outono e o inverno que se aproxima.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook