Coreia do Norte volta a disparar projéteis após rejeitar conversar com governo sul-coreano

16/08/2019 - 10h59

Coreia do Norte disparou dois projéteis em direção ao Mar do Japão (também conhecido como Mar do Leste) na manhã desta sexta-feira (16) (horário local), informou a agência Yonhap, da Coreia do Sul.

Até o momento, não se sabe que tipo de projétil foi testado, as razões do lançamento nem onde os artefatos caíram. O regime comandado pelo ditador Kim Jong-un não se pronunciou. Foi o sexto teste do tipo em menos de um mês (leia mais no fim da reportagem).

Os lançamentos ocorreram momentos depois de o regime norte-coreano rejeitar novos encontros com representantes da Coreia do Sul enquanto exercícios nucleares com os Estados Unidos continuarem.

"Não temos nada a falar com as autoridades sul-coreanas nem planejamos sentar com eles para conversar", disse um comunicado do governo do Norte.

A mensagem foi enviada aos vizinhos do sul momentos depois de o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, dizer que pretende unificar pacificamente as Coreias até 2045.

Lançamentos em série

O lançamento desta sexta-feira é o sexto feito pelos norte-coreanos nos últimos dias. Há seis dias, a Coreia do Norte lançou dois projéteis em direção ao Mar do Japão, em teste semelhante.

O lançamento da semana passada ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter recebido uma "ótima carta" do líder norte-coreano.

Antes disso, a Coreia do Norte lançou mísseis balísticos de curto alcance em de agosto e 25 31 de julho (horário coreano). Todos no Mar do Japão.

Nesta sexta-feira, o governo do Japão disse que não há risco iminente à segurança por enquanto.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook