Coronavírus: Santa Catarina tem 3.733 casos, 73 mortes e queda no isolamento

12/05/2020 - 21h20

O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirma 3.733 casos confirmados e 73 mortes pelo novo coronavírus em Santa Catarina, em pronunciamento transmitido nesta terça-feira (12).

O número representa uma alta de 214 casos e quatro mortes desde a atualização do dia anterior. A taxa de letalidade do estado está em 1,95%, enquanto a nacional fica em 6,84%.

Isolamento cai em SC

O secretário também considera o índice de isolamento “um tanto quanto preocupante”, pois encontra-se em torno de 39%, enquanto a média ideal seria entre 50% e 60%, segundo orientação de especialistas e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os casos confirmados estão distribuídos em 164 cidades, ao passo que as mortes são distribuídas em 38 municípios. Foram reportados 1.962 pacientes recuperados e 1708 ativos.

A pasta também confirma 113 pacientes em UTI, cuja taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 está em 16,87%. Foram 390 novos leitos habilitados recentemente, somando um total de 1.200 leitos em todo o território catarinense.

15 mil testes

Nesta terça (12), Santa Catarina completa 75 dias de enfrentamento ao novo coronavírus, chegando também ao expressivo número de 15 mil testes de biologia molecular pelo Lacen (Laboratório Central de Florianópolis).

Esse tipo de teste é considerado “mais sofisticado”, pois isola o RNA do vírus, segundo a superintendente de Vigilância e Saúde, Raquel Bittencourt, que também afirma não haver “demanda represada” de testes.

Como de costume, às terças e quintas-feiras, o governo do Estado faz pronunciamentos menos profundos e sem responder perguntas de jornalistas, reservando as segundas, quartas e sextas para questionamentos. Contudo, desta vez, o governador Carlos Moisés (PSL) não esteve presente, o que ocorre pela primeira vez, desde que o atual secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, tomou posse.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.   


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook