Os Correios
adotaram medidas para reduzir os impactos da pandemia de coronavírus nos
empregados da empresa e ao atendimento à população. Os atendimentos de rotina e
operacionais estão funcionando com contingente reduzido, mas os serviços estão
mantidos, inclusive Sedex e PAC, que continuam sendo postados e entregues regularmente.
A empresa está divulgando nas unidades de atendimento e nas suas redes sociais
as orientações sobre a prevenção ao Covid-19.
Para evitar
aglomerações, a sugestão é que os clientes usem os canais eletrônicos de
atendimento, como o aplicativo Correios, por onde é possível fazer o serviço de
pré-postagem e rastreamento. Além disso, os clientes podem procurar a Central
de Atendimento disponível no site dos Correios.
Medidas internas
dos Correios
Nas medidas
internas, os Correios orientaram aos empregados das áreas administrativa, de
atendimento, de tratamento, de distribuição e de força de vendas as medidas
internas que fazem parte do plano de ação para os cuidados básicos de higiene,
que reduzem os riscos de contágio pelo coronavírus.
A empresa providenciou
a compra emergencial de insumos como álcool em gel 70%, papel toalha e sabonete
líquido, que estarão disponíveis nos locais de trabalho. Além disso,
intensificou o serviço de limpeza e de higienização das dependências.
A empresa autorizou
o trabalho remoto, por 15 dias, a empregados que viajaram ao exterior, ou que
tiveram convívio com pessoas infectadas. Para gestantes, lactantes, idosos e as
pessoas imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves a
autorização é de 30 dias para o trabalho em casa. Os empregados que residam com
pessoas enquadradas nesse perfil também poderão trabalhar remotamente por este
período. Os empregados com filhos em idade escolar ou inferior, e que
necessitem da assistência de um dos pais, poderão também fazer as suas
atribuições em casa, enquanto vigorar a suspensão das atividades escolares.
Os empregados que
estiverem cumprindo horário nas instalações da empresa vão passar a ser
divididos em turnos, que serão definidos com horários alternativos para entrada,
saída e intervalo para refeição. Nos locais onde o acesso à empresa é feito por
meio de identificação digital, a entrada dos empregados será apenas com o
crachá de identificação. A intenção é evitar aglomeração nos ambientes de uso
comum e em horários de pico de transporte público.
Os Correios
suspenderam a participação em eventos, treinamentos presenciais e de viagens a
serviço ao exterior. Somente as estritamente necessárias serão permitidas. Os
empregados terão um canal para comunicação direta com a Presidência da empresa.
“Durante esse período de alerta, o e-mail deverá ser usado para sanar dúvidas,
relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da Covid-19 e suas
implicações nos Correios”, informou a empresa.
As atividades do
Museu Correios e dos Centros Culturais também foram suspensas. O 49º Concurso
Internacional de Redação de Cartas não vai ocorrer conforme a data prevista. A
empresa informou que a medida foi decorrente da antecipação do recesso o
escolar em vários estados. A reabertura da visitação do público aos espaços
culturais e a retomada do concurso serão divulgadas quando houver a definição.
As medidas seguiram
as orientações do Ministério da Saúde e sempre serão ajustadas caso sejam
necessário. “Havendo qualquer nova direção, a estatal ajustará de imediato as
medidas preventivas e procedimentos e fará a devida divulgação ao público. Os
Correios colocam-se à disposição pelos telefones 3003-0100 para ligações das
capitais e regiões metropolitanas e 0800 725 7282 nas demais localidades, ou
pelo site ”, completou.
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