A companhia aérea
norte-americana Delta Airlines anunciou nesta quinta-feira (26) um acordo para
comprar 20% da Latam por US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 7,9 bilhões).
Em comunicado, a Delta informou que fará uma oferta pública a US$ 16 por ação
da Latam.
O negócio foi anunciado como uma parceria estratégica que combina as
forças das companhias aéreas líderes das Américas do Norte e Latina. O acordo,
que será financiado pela Delta com novas dívidas e recursos em caixa, marca o
maior investimento da companhia aérea norte-americana desde sua fusão com a
Northwest Airlines, uma década atrás, segundo a Reuters.
"Essa parceria com a Latam vai unir nossas marcas globais, nos
permitindo oferecer o melhor serviço e confiança aos viajantes, de, para e
através das Américas", afirmou no comunicado o presidente da Delta, Ed
Bastian.
"Eu acho que é uma
grande adição", disse o executivo.
A Delta disse, em nota, que espera que a transação aumente seus lucros
nos próximos dois anos.
Também em comunicado, a Latam disse que espera que a transação
"melhore significativamente a geração de fluxo de caixa, reduza sua dívida
futura projetada em US$ 2 bilhões até 2025 e melhore sua estrutura de
capital".
Juntas, as duas empresas viajarão para 435 destinos no mundo todo.
"Essa aliança com a Delta fortalece a Latam e oferece a melhor
conectividade aos passageiros por meio de nossas redes de destinos altamente
complementares", disse Enrique Cueto, presidente-executivo do grupo Latam.
Além da compra das ações, o acordo também prevê que a Delta vai investir
US$ 350 milhões para apoiar a criação da parceria estratégica e a saída da
empresa latino-americana da aliança Oneworld, da qual faz parte desde 2000 –
junto com a American Airways, concorrente da nova parceira.
A Delta também deverá adquirir quatro aviões A350 da Latam, e assumir o
compromisso da Latam de comprar outras dez aeronaves do mesmo modelo, a serem
entregues entre 2020 e 2025.
A oferta e a parceria estratégica estão sujeitas a condições de
fechamento e a aprovações governamentais e regulatórias. Mas Delta e Latam
poderão começar operações de codeshare (compartilhamento de voos) antes de
receberem aprovações governamentais para a aliança, processo que Bastian
afirmou que espera que leve entre 12 e 24 meses.
A Delta possui uma participação de 9,4% na Gol, da qual poderá se
desfazer. Também tem interesses na Aeromexico, Air
France KLM, ChinaEastern, Virgin Atlantic e Korean Air Lines.
A empresa norte-americana também vinha negociando a compra de uma
participação de 10% na Alitalia. Bastian disse que esta operação não muda com o
acordo com a Latam.
Mudança na lei
Até o fim do ano passado, a participação de empresas estrangeiras em
companhias aéreas brasileiras era limitada, por lei, a 20%. Uma medida
provisória editada pelo então presidente Michel Temer derrubou essa restrição e abriu totalmente as aéreas ao capital externo.
Fusão entre LAN e TAM
A Latam nasceu da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN. O acordo foi
anunciado em 2010, e concluído em 2012.
A aérea voa para cerca de 146 destinos em 26 países, transportando mais
de 69 milhões de passageiros por ano. O grupo emprega aproximadamente 41 mil
pessoas.
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