Deputados abrem CPI e pedem afastamento do secretário de Saúde de SC

Aprovação da CPI recebeu votos favoráveis até mesmo dos deputados governistas

Aprovação da CPI recebeu votos favoráveis até mesmo dos deputados governistas

30/04/2020 - 08h17

Como parte das reações às denúncias de irregularidades na compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões pelo governo do Estado, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou duas medidas de impacto sobre o assunto na sessão desta quarta-feira, 29.

Uma delas é um pedido de afastamento do secretário de Saúde, Helton Zeferino, e a outra a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o assunto.

As supostas irregularidades na compra dos respiradores vieram à tona nesta terça-feira (28), após reportagem do site The Intercept Brasil.

A primeira medida foi a aprovação de um requerimento pedindo o afastamento do secretário de Saúde, Helton Zeferino, por supostas “práticas de ilícitos” na compra dos respiradores. O documento foi proposto pela comissão especial que acompanha as compras do governo durante a pandemia do novo coronavírus e ainda precisa ser aprovado pelo plenário.

Se aprovado pela maioria dos deputados estaduais, o requerimento será enviado para o governador Carlos Moisés. Mas o documento não cria uma obrigação para o governador, que pode escolher livremente se atende ou não ao pedido dos parlamentares.

Internamente, o requerimento é visto como um instrumento de pressão, que pode forçar o governador a justificar a continuidade do secretário no cargo, ou então tomar alguma medida que atenda ao requerimento.

Na coletiva desta quarta-feira (29), o governador Carlos Moisés comentou o pedido da Alesc sobre o afastamento de Helton Zeferino. Para ele, o requerimento é feito com a legitimidade que Assembleia Legislativa tem, mas não há um poder cogente de o governo ter que acatar. Em termos de relacionamento com a Alesc, temos primado para tentar ofertar aos deputados informações.

Já no caso da CPI, a aprovação do pedido feita pelos deputados já permite a instauração da comissão para que os deputados investiguem a compra dos respiradores. O pedido partiu do deputado Ivan Naatz (PL) e teve assinatura de 37 dos 40 deputados, muitos até mesmo que costumam votar ao lado do governo do Estado.

A CPI será formada por dois deputados do MDB, dois do bloco PL/PSL, um do PT, dois do bloco PP, PSD, PRB e PV, e dois dos grupo formado por PSD, PDT, PSDB e PSC.

Esta será a segunda CPI da atual legislatura da Alesc. No ano passado, um grupo de deputados integrou a CPI da Ponte Hercílio Luz, que apurou os gastos do Estado para a reforma do principal cartão-postal do Estado.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • ALESC



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook