Divulgação
O Hospital Beneficente São José, de Caibi, em parceria com o
Instituto Santé, deu um passo importante para a saúde regional. Nos dias 19 e
20 de novembro, foram realizadas as primeiras cirurgias eletivas pelo Sistema
Único de Saúde (SUS) no Centro Cirúrgico da unidade depois de um período
inativo. Ao todo, foram 18 procedimentos ortopédicos em uma semana.
Desde dezembro de 2023, o Centro Cirúrgico estava inativo e passou por uma série de melhorias e adequações coordenadas pelo Santé. “Essas intervenções, alinhadas aos padrões de qualidade e segurança, culminaram na retomada das atividades em outubro de 2024, com as primeiras cirurgias particulares, sendo no total três procedimentos: um transplante capilar e duas cirurgias urológicas. Agora, este marco é consolidado com a realização de procedimentos pelo SUS”, enfatiza a diretora do Hospital, Ani Keli Rossini.
Os procedimentos SUS realizados incluem nove cirurgias de joelho por vídeo e nove para tratar a síndrome do túnel do carpo. Pacientes de Caibi, Riqueza e Chapecó foram atendidos, eliminando a necessidade de deslocamento para outras cidades e promovendo o acesso a um atendimento de excelência próximo às suas comunidades.
"Este marco reflete o trabalho dedicado da equipe da unidade, do Instituto Santé e a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Executivo Municipal. Estamos apenas começando uma jornada de avanços para nossa comunidade", destaca Ani Keli.
As cirurgias foram conduzidas por uma equipe qualificada,
liderada pelo ortopedista Dr. Alexandre Benvenutti e o anestesiologista Dr.
Elias de Oliveira Júnior, com o suporte de toda a equipe do Hospital.
Os pacientes também manifestaram sua satisfação. Indianara
R. Braatz, de Caibi, disse estar feliz por não precisar sair de sua cidade para
o procedimento. Da mesma forma, Gabriela Locatelli reforçou a segurança ao
realizar a cirurgia perto de casa. “Estou feliz e segura por não precisar me
deslocar para outro município", afirmou.
A presidente da Associação do Hospital, Cleide Maria Mucha, relembra que, ao assumir a presidência do hospital em dezembro de 2022, foram traçadas algumas metas para alavancar e fortalecer a entidade, dentre elas, a busca por novos serviços e a melhoria dos já existentes. “A partir da parceria de gestão firmada com o Instituto Santé, o que era apenas um anseio transformou-se em realidade. Após um longo período de adaptações na estrutura física e treinamento da equipe, as cirurgias eletivas passaram a acontecer. É um marco na história do hospital e um momento de imensa alegria e satisfação para a diretoria, colaboradores e a população de Caibi e região. Nosso agradecimento a todos que contribuíram para que isso fosse possível”, afirma Cleide.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook