Embratur firma parceria inédita de promoção do Brasil com estados

09/09/2019 - 08h40

Otimizar a promoção turística do Brasil como destino turístico, aperfeiçoar a estratégia de atuação e garantir a economicidade. Esse é o objetivo da parceria inédita entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e as secretarias de Turismo do Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. O grupo será responsável por traçar estratégia de divulgação conjunta do país em feiras internacionais de turismo. A decisão foi acertada na manhã desta quinta-feira (5), após a solenidade alusiva à Semana da Pátria no Instituto.

De acordo com o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, a ideia é que sejam estudadas formas de o Brasil ser unicamente apresentado pela sua diversidade, com as especificidades de cada estado integrante. “Quanto maior o apoio, melhor será a integração e a visibilidade dos produtos brasileiros no exterior. Além disso, haverá menos custos, seguindo a orientação da Presidência da República de economicidade”, comentou. 

Segundo o diretor de Marketing e Relações Públicas do Instituto, Osvaldo Matos de Melo Júnior, “a Embratur está de portas abertas para que mais estados e representantes do trade turístico brasileiro façam parte dessa ação conjunta”. O diretor reafirmou o posicionamento do presidente Gilson Machado Neto na questão de economizar para todos os representantes: “A Embratur disponibilizará suas agências de comunicação responsáveis pela divulgação nos países estratégicos, a sua expertise em promoção e os estados com suas vivências e seus produtos turísticos. Tenho certeza que será uma grande atuação, com muito menos gastos para todos”, informou Osvaldo Matos. 

O novo modelo de atuação nas feiras internacionais ainda será analisado. A ideia inicial é de que haja um espaço maior que os estandes atuais do Instituto e que tenham lugares destinados a diferentes atividades, como rodada de negócios, palestras, capacitações apresentações de campanhas e atrativos de experiências sensoriais.

Para o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Otávio Leite, a fundamentação é muito simples: “A união faz a força. Este trabalho que será desenvolvido integralmente fará com que a presença do Brasil em certames internacionais seja muito mais visível. Estou bastante animado com essa nova força que o turismo brasileiro tende a ganhar”, disse.

Já a presidente da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Flavia Didomenico, destacou o potencial turístico do estado e a intenção de fortalecimento do Brasil no mercado nacional e internacional. “Em nome do governador de Santa Catarina, me coloco à disposição para alinhamento com a Embratur e Ministério do Turismo. Entendemos que, pela diversidade e o tamanho do Brasil, temos que nos unir para mostrar o país em sua totalidade e Santa Catarina tem produtos inovadores, especiais e de caráter internacional que merecem esse reconhecimento. Este é um momento de integração”, afirmou Flávia.


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  • Jornal Regional



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