O curso
de Administração da Unoesc São Miguel do Oeste entregou, recentemente, o relatório
de consultoria para as empresas Krafht, Treviart, Decorata e Verde Mar. As
melhorias sugeridas já estão sendo colocadas em práticas pelos empresários. O
sócio-proprietário da Krafht Esquadrias, Gilmar Luis Klein, destaca que as
melhorias sugeridas são importantes para conquistar novos clientes e para o
crescimento da empresa. "Foram sugeridas mudanças importantes, que
fornecerão informações mais claras e precisas para termos mais segurança e agilidade
na tomada de decisões", avalia o empresário.
Segundo
a professora da disciplina de Consultoria Empresarial, Elis Regina Zanin, as
empresas receberam consultoria nas áreas de custos e finanças, processo
industrial, processos administrativos, materiais, marketing e vendas. A
consultoria foi prestada pelos acadêmicos da nona fase sob a supervisão de professores
do curso. "Essa parceria entre Universidade e empresa se mostra, cada vez
mais, relevante no efetivo desenvolvimento dos negócios locais", avalia a
professora.
Se para
o empresário a consultoria é uma oportunidade para desenvolver o seu negócio, para
os acadêmicos é o momento de aplicar os conhecimentos de ferramentas de gestão
e solucionar problemas empresariais reais. A acadêmica Juliana Gattermann conta
que a atividade proporcionou novas vivências. "Conhecemos na prática como
funciona a consultoria e aprendemos a desenvolvê-la, conhecendo as empresas da
região", comenta a estudante.
As
empresas interessadas em receber consultoria de forma gratuita devem se
cadastrar na coordenação do curso de Administração. O cadastro permanece aberto
o ano inteiro.
Análise
Administrativa
Já os
acadêmicos da sétima fase do curso de Administração entregaram a análise
administrativa para as empresas Rogathi Planejados e Ágile Administradora de
Obras. Segundo o professor Nilson Rene Visintainer, durante a atividade, os
acadêmicos visitaram as organizações e fizeram o levantamento das oportunidades
de melhorias em cada área; elaboraram uma crítica do levantamento; apresentaram
os problemas e sugestões de melhorias, além de sugerirem a implantação e o
controle dos resultados.
"O
desenvolvimento das atividades curriculares complementares, no formato de
consultoria, permitiu que o curso colocasse os futuros administradores em
contato com o empresariado regional e apresentasse o potencial para a solução
de problemas de gestão e para a inserção do administrador nas
organizações", avalia o professor.
Para o
acadêmico Mateus Begnini, a atividade é importante para a formação
profissional, pois para um administrador é fundamental saber identificar os
pontos fortes e fracos de um negócio para resolver problemas e evidenciar a
qualidade da empresa.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook