Engenheiros de universidade do RS criam respirador 13 vezes mais barato que o convencional

07/04/2020 - 20h44

Professores da engenharia da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Norte do Rio Grande do Sul, criaram um respirador para auxiliar no tratamento de pacientes com coronavírus 13 vezes mais barato que o convencional. O protótipo foi desenvolvido em apenas cinco dias, e custa R$ 6 mil.

"O conceito principal desse projeto é automatizar a tarefa de ventilação mecânica, que é feita normalmente por profissionais da saúde, utilizando componentes e equipamentos simples encontrados no mercado nacional", explica o professor do curso de Engenharia Elétrica, Adriano Toazza.

A ideia do grupo de engenheiros é difundir o projeto para todos os hospitais.

“Vamos disponibilizar todo o diagrama de construção dele, toda a parte de programação. A ideia é divulgar, para que ele exploda pra fora e para que todos possam replicá-lo de maneira simples, fácil e barata”, diz o técnico em eletrônica Rodrigo Busato.

Os aparelhos ainda vão passar por, pelo menos, uma semana de testes. Depois, serão avaliados por um comitê de profissionais da saúde. A ideia é que com a ajuda de empresas, do Hospital São Vicente de Paulo e do IFSul, o projeto seja disponibilizado a outras instituições.

“Tem que passar por uma bateria de testes rigorosos. Algumas pessoas têm vindo olhar e até agora estão gostando. Mas ainda não estamos na fase de disponibilizar”, diz Adriano.

Rodrigo conta que muitas pessoas ajudaram doando equipamentos. "A gente não chegou nisso aqui sozinhos. Muita gente veio aqui trazer coisas pra nós, que nós não tínhamos à disposição. Que trabalharam de forma rápida e ágil para colocar o material à nossa disposição."

"Está todo mundo unido no mesmo propósito. E nessa hora a gente tem mais criatividade. É nessa hora que a gente percebe quem são as pessoas que estão a fim de fazer a diferença. Nós estamos a fim de fazer a diferença”, finaliza Adriano.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook