Escola SESI conquista 1º lugar no Dança Catarina com coreografia inspirada no tempo
Apresentação foi liderada pela coreógrafa Eduarda Cristina Staudt Brisola.

Divulgação

Divulgação

12/08/2024 - 20h30

A Escola SESI de São Miguel do Oeste brilhou mais uma vez no Festival Escolar Dança Catarina, um dos maiores eventos de dança itinerante do Brasil, realizado desde 1999. Na 1ª Etapa Mesorregional da 23ª edição, que ocorreu nesta quarta-feira (7) na Escola Sara Castelhano Kleinkauf, em Guaraciaba, a equipe da Escola SESI conquistou o 1º lugar na categoria Juvenil – Dança Livre Temática 2, com a coreografia intitulada "Todo Tempo do Mundo?". A próxima etapa do festival está marcada para os dias 14 e 15 de setembro, em Seara.

A coreógrafa Eduarda Cristina Staudt Brisola, responsável pela criação da coreografia vencedora, explicou que o processo criativo foi colaborativo e fortemente alinhado com as vivências dos adolescentes do Ensino Médio. "Nossa temática, neste ano, era sobre o tempo. Se estamos vivendo plenamente ou no automático, uma reflexão que ressoa muito com o que os adolescentes do Ensino Médio estão experimentando. O tempo passa e a sensação de não ter feito muita coisa é constante", comentou Eduarda. Ela enfatizou que o processo de criação foi orgânico, com as alunas como protagonistas, apoiadas por ela como coreógrafa.

A equipe vencedora, formada por 11 talentosas alunas: Ana Carolina Schabarum Zanatta, Camille Balbinot Catto, Gabriela Klein dos Santos, Heloísa Nunes Segala, Isabelle Martins Borges, Julia Clara Miotto Rossarolla, Laura Ceretta Kunz, Manoela Brunetto Romancini, Maria Paula Volkweis, Mirela Mafinski Zancanaro e Sara Bresciani, se destacou pela técnica apurada e a profundidade emocional transmitida na performance. Os ensaios, que começaram em março, foram intensos e regulares, o que, segundo a coreógrafa, foi crucial para alcançar o nível de excelência que levou à vitória.

"Não existe um único segredo para esse sucesso, mas sim vários fatores. O comprometimento com a orientação dos coreógrafos, a confiança depositada nos alunos e a integração entre a técnica e a emoção foram fundamentais. Não podemos priorizar uma em detrimento da outra, elas precisam caminhar juntas", explicou Eduarda sobre o que tem mantido a Escola SESI no topo nas últimas edições do festival.

A coreógrafa também falou sobre os desafios enfrentados durante a preparação, principalmente em relação ao calendário do evento, que sofreu diversas alterações. Apesar disso, a equipe conseguiu manter o foco e se adaptar às mudanças.

Com a vitória nesta etapa, a expectativa agora se volta para a próxima fase do festival em Seara, onde a equipe da Escola SESI espera repetir o sucesso. "O que espero para a próxima etapa é que elas consigam dançar com a mesma potência da primeira. O resultado veio da união da técnica com a emoção, e as meninas precisam manter esse nível artístico. Claro que com as considerações dos jurados, iremos melhorar o que precisa e ensaiar muito para a apresentação", concluiu Eduarda.

O Festival Escolar Dança Catarina tem sido uma plataforma fundamental para o desenvolvimento artístico e pessoal das estudantes. "A dança e o festival são uma maneira de adolescer com mais autonomia. A dança ajuda a garantir um crescimento mais sensível, saudável e autônomo", destacou a coreógrafa, reforçando a importância da arte na formação crítica e cidadã dos jovens.

O sucesso da Escola SESI no Dança Catarina é resultado de um trabalho contínuo de excelência e a expectativa para as próximas etapas só aumenta. Todos os olhos estão agora voltados para Seara, onde a equipe buscará mais uma vez, através da dança, expressar e conquistar.






  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook