Imagem de divulgação de demonstração inicial do funcionamento da carteira Calibra — Foto: Divulgação/Facebook
O Facebook
anunciou, nesta terça-feira (18), o lançamento de uma própria criptomoeda, a
Libra, e a criação de uma nova subsidiária, a Calibra, confirmando a entrada da
gigante de tecnologia no mundo das finanças e na oferta de serviços financeiros
digitais.
"O primeiro produto que a Calibra irá lançar é uma carteira digital
para o Libra, uma nova moeda global baseada na tecnologia blockchain. A
carteira estará disponível no Messenger, WhastApp e em um aplicativo
independente – e esperamos lançá-la em 2020", informou a empresa em
comunicado.
O projeto, batizado de rede Libra, foi noticiado pela primeira vez
em dezembro de 2018.
A empresa, que também é dona do Instagram, busca competir com bancos e
reduzir custos de consumidores. O Facebook, que reúne mais de 2
bilhões de perfis no mundo, quer seu sistema de pagamentos com moeda digital
também sirva para usuários que também não tenham conta bancária.
Segundo o Facebook, a carteira digital permitirá o envio de criptomoedas
por meio do smartphone, através das plataformas do grupo, "de maneira
simples e imediata, como se estivesse enviando uma mensagem de texto de graça
ou a baixo custo".
"Com o tempo, também esperamos oferecer serviços adicionais para
pessoas e empresas, como pagar contas apenas apertando um botão, comprar uma
xícara de café escaneando um código, ou usar transporte público sem a
necessidade de carregar dinheiro ou um cartão de transporte", diz o
comunicado.
Criptomoedas são rodadas com a tecnologia blockchain, que usa blocos de
informação, como acordos ou transações, a serem armazenados em uma rede de
computadores.
O Facebook promete adotar medidas para proteger a privacidade dos usuários da sua carteira digital. "A não ser em casos específicos, a Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente. Isso significa que as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook", afirmou.
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