Festas juninas são atrações do calendário de eventos neste mês em São Miguel do Oeste
Os eventos do Colégio Jesus Maria José, Colégio La Salle Peperi e Instituto Educacional CVE já estão com datas definidas

As festas juninas contagiam crianças e adultos

As festas juninas contagiam crianças e adultos

01/06/2019 - 09h10

As festas juninas são as grandes atrações do calendário nesta época do ano. Comidas e bebidas típicas, quadrilhas, shows e brincadeiras estão garantidas nos principais eventos do gênero programados para este mês, a maioria em estabelecimentos de ensino e com entrada gratuita.

 

Em São Miguel do Oeste três tradicionais festas juninas já têm datas definidas. A primeira delas acontece dia 7 de junho (sexta), às 18 horas. É a festa junina do Colégio Jesus Maria José. Já a Festa La Salle à moda junina, do Colégio Peperi, será realizada dia 14 de junho (sexta), com início às 18h30. O CVE vai promover sua festa junina no dia 15 de junho (sábado).

 

DECORAÇÃO

 

Os ambientes são decorados com bandeirolas e balões. A fogueira é um dos itens que caracterizam a festa junina, mas que em muitos eventos já estão sendo descartados. Existem ainda algumas brincadeiras às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo,  casamento caipira e outros entretenimentos.

 

COMIDAS TÍPICAS

 

As comidas típicas sempre atraem muita gente. Nos eventos não pode faltar pipoca e pinhão. Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre e canela.

 

ORIGEM DA FESTA

 

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festas Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • JRTV/Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook