Fiocruz investiga dois casos suspeitos de doença da vaca louca em humanos

Imagem: Reprodução/Twenty20photos/Envato

Imagem: Reprodução/Twenty20photos/Envato

13/11/2021 - 08h33

A Fundação Oswaldo Cruz confirmou que recebeu dois pacientes com suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina, popularmente conhecida como "doença da vaca louca". Ambos estão internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, administrado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Os nomes dos pacientes e outros detalhes da internação não foram divulgados, de acordo com a Fundação, em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, estabelecido pelo Código de Ética Médica.

A doença da vaca louca é causada por uma proteína chamada príon, que pode ser transmitida a bovinos e caprinos quando alimentados com ração de farinha, contendo carne e ossos de animais contaminados. E pode ser transmitida aos seres humanos também pela ingestão de carne contaminada. Não existe contágio de uma pessoa para outra.

A doença pode provocar perda de memória, dificuldade de falar e caminhar, tremores visão turva, entre outros sintomas.

Em setembro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a ocorrência de dois casos atípicos da doença em animais de frigoríficos de Nova Canaã do Norte, no Mato Grosso, e em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De acordo com o Ministério, no total quatro casos foram notificados no país em animais. em mais de 23 anos de vigilância para a doença.  Todos ocorreram de forma independente e isolada.

Por conta do episódio recente, as exportações de carne estão suspensas para a China, maior comprador mundial do produto brasileiro.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook