Fóssil de 295 milhões de anos anterior a dinossauros é achado em SC

Exemplar fossilizado da barata pré-histórica Anthracoblattina mendesi. Foto: Cenpáleo/UnC

Exemplar fossilizado da barata pré-histórica Anthracoblattina mendesi. Foto: Cenpáleo/UnC

14/07/2021 - 18h07

O Planalto Norte de Santa Catarina abriga fósseis mais antigos que o surgimento dos próprios dinossauros. A cidade de Mafra, inclusive, preserva uma variedade arqueológica reconhecida internacionalmente.

É lá que o primeiro fóssil de amonite, um grupo extinto de moluscos, de cerca de 295 milhões de anos atrás, foi encontrado na Bacia Sedimentar do Paraná – que engloba boa parte dos Estados do Sul do país, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Embora tenha sido achado pelos pesquisadores há cerca de três anos, o fóssil ainda não tem espécie definida. Para isso, mais pesquisas ainda devem ser feitas.

“Estamos trabalhando com especialistas de outras instituições, onde o fóssil poderá passar por análises em aparelhos para análises mais complexas”, explica o professor Luiz Carlos Weinschütz, coordenador do Cenpáleo/UnC (Centro Paleontológico da Universidade do Contestado).

O processo é demorado mesmo. “Também será feito uma comparação com outros exemplares semelhantes encontrados pelo mundo, uma pesquisa para definição de uma nova espécie pode levar anos”, complementa.

“A gente tem muita pouca informação. É um quebra-cabeça”, explica. A biota associada à descoberta dispõe de variedade bastante ampla, composta por peixes, conodontes, escolecodontes, crustáceos, ostracodes, insetos, braquiópodes, poríferos e fragmentos vegetais.

O descobrimento é uma dos mais recentes do Cenpáleo e está tombado no acervo do Museu da Terra e da Vida.

Há milhões de anos, eles apareceram

Os amonites têm distribuição temporal desde os períodos Devoniano e o Cretáceo. No caso dos resquícios encontrados em Mafra, 295 milhões de anos os separam dos tempos atuais.

Isso significa que quando os dinossauros surgiram, há 235 milhões de anos, muitos dos fragmentos encontrados no Planalto Norte do Estado já eram fósseis. “Esse conjunto todo, essa fauna, tem um destaque reconhecido internacionalmente por ocorrência de fósseis”, destaca o professor.

A vida como ela era

Através de vestígios preservados em rochas, o pesquisadores do Cenpáleo/UnC chegam a conclusões de como seria a vida nas eras passadas.

Os fósseis do Planalto Norte, por exemplo, se referem a uma época pós glaciação, quando momentos de aquecimento eram registrados. “Nesse período que dava uma esquentadinha, a vida proliferava”, comenta Weinschütz.

“Esses sítios fossilíferos em geral representam um intervalo de tempo que vai de 300 milhões de anos até próximo 250 milhões de anos atrás, e marcam um período da história da Terra em que saíamos de uma das maiores glaciações que o planeta sofreu até termos um clima semi-árido”, explica.

Em Mafra, condições raras coexistiram e garantem a variedade de fósseis que é vista atualmente, com idade estimada em 290 e 295 milhões de anos.

“Toda essa biota mostra uma fotografia do passado remoto da Terra, e quanto mais se descobre e estuda os fósseis e rochas, mas compreendemos a evolução e a dinâmica da Terra”, defende.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook