FUTEBOL AMERICANO: São Miguel Indians completa cinco anos

Registro da equipe no último jogo, em março, pelo Campeonato Paranaense

Registro da equipe no último jogo, em março, pelo Campeonato Paranaense

15/04/2020 - 16h39

A equipe migueloestina de futebol americano, São Miguel Indians, completa, neste dia 15 de abril, cinco anos de atuação. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, a comemoração será um pouco diferente, mas sempre com muito afeto. O presidente, Roni dos Santos, destaca que no decorrer destes anos, o Indians tem presenteado os admiradores do esporte com vários títulos. “Conquistamos a Copa Fronteira em 2017 e a Recopa Fronteira em 2018. Já 2019 foi um ano épico para o Indians, conquistamos a Divisão Oeste do Campeonato Paranaense, fomos vice campeões do Pinhão Bowl e vencemos a Copa Oeste”, recorda.

Agora em 2020, a equipe está participando do 12º Campeonato Paranaense, onde venceu os dois primeiros confrontos. O próximo jogo será em casa, contra o Olympians de Cascavel, sem data confirmada já que o campeonato está suspenso para evitar a propagação da Covid-19. Mesmo neste período de quarentena, o head coach da equipe, Octavio Monteiro, segue repassando treinos e orientando os atletas, para que mantenham o mesmo desempenho na retomada da competição.

Futebol americano em São Miguel do Oeste

Em meados de abril de 2007, um grupo de amigos se juntaram para 'brincar' com um esporte pouco conhecido no nosso País: o futebol americano. A partir dessa data, eles levaram a brincadeira cada vez mais a sério, até se intitularem “West Kings”. A equipe se manteve na ativa até meados de 2010.

Em 2014, alguns destes atletas, entre eles o atual presidente Roni dos Santos, e o vice Rodrigo Kullmann, junto com novos membros, voltaram com o projeto, porém, agora como “São Miguel Indians”. Eram cerca de 10 pessoas, treinando e aprendendo o esporte sozinhos. Em 2015, receberam a visita do head coach da Seleção Brasileira sub-19 de Futebol Americano, Clair José, que repassou diversos treinamentos teóricos e práticos para o pequeno grupo de amigos. Depois da visita de Clair o nível do grupo subiu de forma extraordinária, chamando a atenção do coordenador defensivo da equipe de futebol americano do Flamengo, Ival Maziero. Ival, assim como Clair, despejou uma grande carga de conhecimento na equipe, e elevou ainda mais o seu nível.

Já em 2016, a equipe, agora mais estruturada, juntamente com outras três equipes do Paraná, organizaram a primeira edição da Copa Fronteira de Futebol Americano. Nesta competição, o Indians demonstrou seu potencial trazendo cerca de 2.300 pagantes em seus dois jogos em casa.

Em 2017, a equipe teve a oportunidade de jogar contra uma equipe experiente no esporte, o Corupá Buffalos. Esta partida foi em outubro e o Indians foi vitorioso, após a disputa veio a grande motivação, a equipe cresceu, tecnicamente e taticamente. Se equipararam ao nível de seu maior rival no campeonato, Francisco Beltrão Red Feet, uma equipe mais experiente, e igualmente forte. Em dezembro de 2017 conquistou seu tão almejado sonho, ser campeão de uma competição de Futebol Americano: a Copa Fronteira.

Após a sua primeira vitória na história, o São Miguel Indians vem se mostrando uma grande família, tendo uma gigante evolução em pouco tempo, e trazendo o esporte para toda a região Oeste de Santa Catarina.

Em 2018, foi campeão da Recopa Fronteira. Em 2019, o São Miguel Indians foi o líder da Divisão Oeste no Campeonato Paranaense de Futebol Americano, conquistou o sexto lugar geral da competição e foi vice na disputa do Pinhão Bowl, que é uma competição dentro do próprio paranaense. Ainda no ano passado, o São Miguel Indians foi campeão da primeira Copa Oeste de Futebol Americano.

No Paranaense de 2020, o Indians venceu em casa o Red Feet, de Francisco Beltrão, por 14 a 7, e o Black Sharks, de Foz do Iguaçu, por 49 a 0, na casa do adversário. O próximo jogo será em casa, contra a equipe Cascavel Olympians, sem data definida.

Atualmente, a equipe conta com uma diretoria muito atuante, head coach, preparador físico, comissão técnica, patrocinadores oficiais, e cerca de 55 atletas. Por uma questão de logística para a participação em campeonatos, equipe está inscrita na Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA).

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook