A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
estabeleceu um sistema de trabalho para que professores e alunos da rede
estadual de ensino possam realizar atividades não presenciais durante a
suspensão das aulas nas escolas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.
As ações coordenadas compõem uma plataforma com diferentes canais de
comunicação, ferramentas pedagógicas e procedimentos para alcançar, com a maior
abrangência possível, o universo dos 540 mil alunos de escolas estaduais.
A sistematização das atividades visa atender à resolução CEE 009, do
Conselho Estadual de Educação, que dispõe sobre o regime especial de atividades
escolares não presenciais no Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina,
para o cumprimento do calendário letivo do ano de 2020. A Secretaria
apurou por meio de dados do Sistema de Gestão Escolar do Estado (Sisgesc) que
18% dos estudantes e 8% dos professores da rede não têm acesso à internet em casa.
O planejamento foi detalhado pelo governador Carlos Moisés e pelo
secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, em entrevista coletiva
online nesta segunda-feira, 6. "Nosso plano prevê a retomada da educação
dos catarinenses de forma segura. Estamos trabalhando todos os dias para
preservar a saúde e as vidas, ao mesmo tempo em que preparamos o convívio
seguro com a Covid-19", explicou o governador.
De acordo com o secretário, o planejamento leva em consideração a
realidade de toda a comunidade escolar. Hoje, 42% dos alunos não têm computador
em casa e 18% não têm acesso à internet. "Estabelecemos as atividades
considerando tudo isso. Precisamos prover as condições para que todos possam
desempenhar as atividades. É muito mais do que a EAD como tradicionalmente
conhecemos", resumiu Uggioni.
Os alunos que têm acesso à internet receberão o material e farão as
atividades de forma online. Os demais poderão retirar apostilas na escola ou
receber em casa. Nesse caso, a retirada poderá ser feita pelos pais. As
atividades feitas pelos alunos também serão entregues nas escolas e
encaminhadas aos professores para acompanhamento. "O professor é
protagonista do início ao fim, em uma estrutura básica para o ciclo de entrega
de conteúdos, interação com o aluno e avaliação. Trabalhamos com a expectativa
de atingir 75% a 80% dos nossos 540 mil estudantes. Em último caso, aqueles que
não conseguirmos alcançar, as escolas estarão preparadas para receberem, com
todas as regras de distanciamento e prevenção advindas da Secretaria de Estado
da Saúde", disse o secretário da Educação.
Plataformas tecnológicas e entrega de materiais
impressos
Os dados levaram a SED a duas soluções. A primeira, para alunos com acesso
à internet, contempla o envio de atividades e as interações com a turma e o
professor por meio da plataforma Google Sala de Aula (Classroom). Professores e
alunos têm pelo menos mais três ferramentas de apoio para o acesso a conteúdos
por etapa de ensino, que são o livro didático, a área de Recursos Digitais de
Aprendizagem do site da SED e o SED Digital, um banco gratuito de cursos a
distância, com conteúdos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Há manuais específicos tanto para os alunos quanto para os professores
acessarem suas contas e usarem a plataforma Google Sala de aula.
Para alunos sem acesso à internet, será realizada a entrega de material
impresso, com a complementação de disparos de mensagens em SMS e um número 0800
para dúvidas sobre a busca de conteúdos impressos por região. O 0800 está em
implementação e o número será divulgado nos próximos dias.
Modalidade digital inclui formação docente e
ferramentas Google
Para a modalidade digital, nas últimas duas semanas de recesso escolar
antecipado, foram criadas contas Google para todos os alunos da rede estadual e
para cada professor, incluindo suas diferentes disciplinas. O processo irá
culminar, nos próximos dias, com a enturmação online, que é a organização no
ambiente virtual das turmas que já existem na escola, promovendo o encontro
entre os alunos e seus professores na plataforma digital.
Nesta modalidade, os professores irão adequar ou criar seus planos de aula
para realizar atividades não presenciais, que podem ser em formato de vídeos,
videoconferências, formulários de questões, documentos de texto, chats, entre
outras iniciativas, de acordo com as adaptações que os docentes escolherem para
seus planos de ensino. O uso de grupos de whatsapp, blogs, mídias sociais,
aplicativos e outros recursos também pode fazer parte das atividades para
melhorar a interação com os alunos. Avaliações e informes de conteúdo têm as
aplicações Professor Online e Estudante Online como base.
Formação on-line de 40 horas com certificado
Os professores realizam, a partir de suas casas, a formação docente online
de 40 horas ministrada por especialistas SED e Google, com certificação. Para
os professores sem acesso à internet, a escola deverá disponibilizar um espaço
físico adequado, com computador e internet, e o respeito às normas
estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. As datas disponíveis de formação
para estes casos serão anunciadas às escolas pela área de Ensino das 36
Coordenadorias Regionais de Educação.
“É uma operação grande, complexa, mas que nos faz zelar pelo
relacionamento já existente entre a escola, o professor, o aluno e seus pais ou
responsáveis. Pretendemos implementar soluções de fácil acesso à comunidade,
com a contribuição das coordenadorias regionais e das escolas para nos indicar
alguns direcionamentos, de acordo com cada região”, explica a diretora de
Ensino da SED, Zaida Jerônimo Rabello Petry.
Soluções incluem estudantes e professores sem
internet
Alunos e professores sem conexão com a internet também estão inseridos na
plataforma. No caso do professor, ele poderá marcar dias e horários com a
frequência desejada para utilizar a estrutura da escola, como computador e
internet, e realizar suas atividades de planejamento e transferência de
materiais para a plataforma Google ou as demais escolhidas. A escola deve
seguir os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde, como evitar a
aglomeração de pessoas e prover a adequada higienização dos ambientes e
equipamentos durante a presença do professor.
Os alunos receberão apostilas semanais com as atividades preparadas pelo
professor, distribuídas a aluno, pais ou responsáveis em datas e horas
agendadas, com um prazo para a entrega na escola. A unidade disporá de
computadores e fará a impressão das atividades. Adaptações podem ser
determinadas em acordo entre escola e Coordenadoria Regional de Educação, como
a busca ativa de alunos que não tiveram acesso às atividades e a forma de
entrega de materiais impressos. A preparação dos materiais pelos professores
será realizada ao longo desta semana, de 6 a 10 de abril.
Um reforço na comunicação sobre as atividades não presenciais será dado
por meio de envios de mensagem SMS, com informes de entrega de materiais, além
de um telefone 0800 disponível para o atendimento de dúvidas regionais sobre a
logística de atuação da rede. Os casos excepcionais de alunos em que não for
obtido o contato com a escola serão verificados em todas as regiões para a
oferta de atividades periódicas dentro da unidade de ensino.
Para a gerente do Ensino Médio e Profissional da SED, Maria Teresa Hermes
Cobra, o desafio é uma oportunidade para alunos e professores desenvolverem
novas habilidades. “Sabemos que este período contribuirá para o desenvolvimento
da comunidade escolar, a apropriação de conceitos, terminologias e dinâmicas
digitais que fazem parte de conteúdos escolares necessários ao século 21. No
retorno às atividades presenciais, diante dos desafios que possam se apresentar
no processo, as escolas organizarão momentos para aprofundar os estudos
mediados, desenvolvendo as aprendizagens essenciais previstas pela Base
Nacional Comum Curricular."
Cronograma
19/3 a 17/4 - Suspensão das aulas de acordo com decreto estadual (509/525).
19/3 a 3/4 - Antecipação do recesso escolar para estudantes.
1º/ 4 - Comunicação com as coordenadorias regionais e gestores escolares.
2/4 a 17/4 - Comunicação com professores e início da formação em vídeos sobre atividades não presenciais.
6/4 - Início das chamadas aos alunos para participarem das atividades escolares não presenciais, por meio das coordenadorias regionais, escolas, sites oficiais do Governo do Estado e da SED.
6/4 a 17/4 – Adaptação dos alunos e professores ao sistema com a realização de atividades não presenciais e registro, para futura compensação como carga horária letiva dentro do Calendário Escolar (conforme Resolução do CEE nº 009).
Os papéis da comunidade escolar no processo
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