Para obter mais eficiência no gasto público, padronizando
procedimentos e melhorando a elaboração dos valores que servirão de referência
para as compras públicas, foi apresentado o projeto Painel de Preços SC,
durante a reunião do Grupo Gestor do Estado nesta segunda-feira, 9.
“Um dos compromissos que assumimos no início do Governo foi construir um
banco de preços para reduzir os custos da Administração Pública. Com o projeto,
conseguimos ter informações mais precisas sobre a média de preços dos produtos,
ampliando a pesquisa de preços, que hoje conta com no mínimo três orçamentos”,
explicou o secretário de Estado da Administração (SEA), Jorge Eduardo Tasca.
Segundo dados da SEA, cerca de 45% do tempo gasto na elaboração de uma
licitação, antes da publicação do edital, é consumido por atividades
relacionadas à pesquisa de preços.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Administração, em
parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, Tribunal de Contas do Estado e
Observatório Social de Santa Catarina. A tecnologia foi desenvolvida pela
Gerência de Sistemas de Administração Tributária (Gesit), da Secretaria de
Estado da Fazenda (SEF). “Em muitas ocasiões, há divergências de preços entre a
venda para o consumidor final e para órgãos públicos. Com o cruzamento de dados,
temos não apenas os preços de licitações, como os preços da nota fiscal”, diz o
secretário da SEF, Paulo Eli.
Segundo a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA, Karen
Bayestorff, “o Painel de Preços SC faz parte de uma série de iniciativas do Governo
para qualificação do gasto público. O Painel vai permitir mais confiança na
construção do preço referência e mais celeridade nas compras públicas”.
“Trata-se de um sistema simples, de fácil acesso, com dados estruturados
para consultas rápidas e com possibilidade de uso dos resultados para cálculos
tributários”, pontuou Lonzetti. O trabalho inclui, ainda, o agrupamento de
dados por empresas, municípios, período e produtos. “É possível criar uma cesta
de itens como, por exemplo, para materiais escolares e medicamentos”,
exemplificou o auditor fiscal, Ricardo Pescuma Domenicci, coordenador do
projeto na Gesit.
A reunião contou com a participação do chefe da Casa Civil (SCC), Douglas
Borba; o procurador-geral do Estado (PGE), Alisson de Bom de Souza; a
secretária adjunta da SEF, Michele Roncalio; o diretor de Administração
Tributária da SEF, Rogério Macedo de Mello; e a diretora de Gestão de
Licitações e Contratos da SEA, Karen Bayestorff.
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