IBGE começa coleta por telefone da PNAD Covid em todo o país

08/05/2020 - 10h50

O IBGE começa neste mês de maio a coleta da PNAD Covid. A pesquisa é uma parceria com o Ministério da Saúde, em que cerca de dois mil agentes do IBGE coletarão dados relacionados à evolução da pandemia através de ligaçõestelefônicas.

Em Santa Catarina, a PNAD Covid abrangerá 209 dos 295 municípios e um total de 12.345 domicílios ao longo de um mês. No Estado, trabalharão na pesquisa cerca de 130 entrevistadores.

As entrevistas duram aproximadamente 10 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo 0800 721 8181 informando matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Os primeiros resultados devem ser divulgados ainda em maio, e devem revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas da Covid-19, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Quantos buscaram atendimento em estabelecimentos de saúde e quantos não buscaram, e como trataram destes sintomas.

Saberemos quantos necessitaram de internação e também destes, quais precisaram ser sedados, entubados e colocados em respiração artificial, com ventilador. Para quem não se deslocou até um estabelecimento de saúde, a pesquisa apresentara quantos receberam a visita de algum profissional de saúde e se tomaram algum remédio, com ou sem prescrição médica.

Também será retratada a mudança no mercado de trabalho neste período de pandemia, como a prática do home office, os motivos que possam ter impedido alguém de buscar emprego e o rendimento das famílias neste período. Estas informações apoiarão a tomada de decisão por entidades públicas e privadas, nas ações de enfrentamento à pandemia, acompanhando a variação no número de casos, impactos no mercado de trabalho e renda dos cidadãos e o acesso que estes possuem aos sistemas de saúde.

Todas as informações coletadas pelo IBGE têm a confidencialidade garantida pela Lei 5.534/1968, que trata do sigilo das informações e garante que os dados só podem ser usados para fins estatísticos, sendo publicados de forma estatística e agregada, de forma que o sigilo seja sempre mantido. Além de toda uma experiência com pesquisas, tanto presenciais e por telefone, que o IBGE possui.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook