Idosa do Oeste de SC que estava internada com coronavírus morre no HRO

12/05/2020 - 11h02

Uma idosa de 76 anos que estava internada no Hospital Regional do Oeste, com coronavírus,  morreu na madrugada desta terça-feira (12). A informação foi confirmada pelo prefeito de Xaxim, Lírio Dagort. 

É a primeira morte por coronavírus em Xaxim, e também a primeira morte registrada no HRO.

A Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota oficial sobre a morte da idosa

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, consta no atestado de óbito morte por pneumonia, mas o caso será investigado se houve complicação por causa do vírus.

“Agora haverá uma investigação pelo Hospital Regional Oeste e Governo do Estado para certificar se o óbito teve também relação com o Coronavírus já que a paciente havia passado o ciclo da doença”, disse.

Ainda conforme a nota, a idosa atinha sido internada após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no dia 10 de abril. No dia 15 do mesmo mês foi coletado material para exame de Covid-19, com resultado positivo confirmado no dia 19 de abril.

Desde a data, a paciente estava internada no HRO de Chapecó. A nota ainda aponta que, por questões de segurança, “foi adotado o protocolo de sepultamento como caso de Covid-19”.

Leia a nota na íntegra

A Prefeitura Municipal de Xaxim por meio da Secretaria de Saúde informa que o recente óbito de uma senhora de 76 anos ocorrido no Hospital Regional Oeste está sob investigação para atestar ou não a morte por Coronavírus.  De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, consta no atestado de óbito, morte por pneumonia e que agora o caso será investigado se houve complicação por causa do vírus. “Agora haverá uma investigação pelo Hospital Regional Oeste e Governo do Estado para certificar se o óbito teve também relação com o Coronavírus já que a paciente havia passado o ciclo da doença”, explica.

A vítima havia sido internada após sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral no dia 10 de abril. No dia 15 de abril foi coletado material para exame do COVID-19 e o resultado positivo foi confirmado no dia 19 de abril. Até então ela estava internada no Hospital Regional Oeste de Chapecó. Por questões de segurança foi adotado o protocolo de sepultamento como caso de Covid-19.

O secretário de Saúde, Isac Casagrande, ressalta que o município está focado em ações de prevenção, mas que é preciso o apoio de toda a população. “A população de Xaxim não deve esperar apenas respostas do poder público, é imprescindível que cada um faça a sua parte na prevenção. O vírus não escolhe idade, sexo, cor ou classe social, todos estamos sujeitos a pegar Covid-19, então fica meu apelo para que todos sigam as regras estabelecidas de saúde, uso de máscaras, distanciamento social e evitar aglomerações”, finaliza.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook