COPA DO MUNDO: Início de caminhada mostra alternativas para Seleção segura e equilibrada

Mesmo jogando em território inimigo, Brasil se impôr para obter sua quarta vitória consecutiva

Mesmo jogando em território inimigo, Brasil se impôr para obter sua quarta vitória consecutiva

18/11/2020 - 09h15

Quatro jogos, quatro vitórias e liderança absoluta na tabela das Eliminatórias da Copa do Catar tornam esse 2020 de triste memória - com tantas mortes por Covid-19 no país - um alento para a seleção brasileira masculina de futebol. Em jogos com perdas significativas, de Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro - foram oito cortes ao todo, Tite encontrou boas alternativas no grupo.

Mesmo contra o Uruguai, desfalcado de Luis Suárez, é verdade, o time brasileiro soube controlar a partida na vitória por 2 a 0 contra a Celeste, no estádio Centenário - gols de Arthur e Richarlison, este em jogada ensaiada.

Depois de alguns testes e novatos no caminho da Copa América até a primeira convocação de 2020, Tite termina seu quarto ano de trabalho na Seleção com boas notícias. É notável o entrosamento do sistema defensivo com Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi, com a proteção dos meias e o trabalho incansável dos pontas na recomposição - mais nítido ainda contra o Uruguai, com disparadas e muita atenção de Richarlison pelas costas de Lodi.

O Brasil é um time que se defende bem e tem facilidade em longos lançamentos para encontrar seus pontas - é assim que esse time joga quando tem mais espaço. Esta condição se apresentou contra o Peru e o Uruguai, fora de casa.

Não é a toa que a seleção brasileira chega à quarta rodada com apenas dois gols sofridos - os dois em chutes de fora da área. Contra o Uruguai, cedeu apenas cinco finalizações - em todos os quatro jogos, por sinal, a média é baixa: 4,75 - no ataque, finalizou 12,5, em média em quatro jogos. 

No Centenário, deu sorte com duas bolas no travessão - a primeira delas, num bonito lance de Darwin Núñez, que deixou no chão Danilo - e no gol desviado de Arthur.

Em quatro rodadas, o time trocou em média 587 passes, o dobro dos adversários, sempre com muita rapidez na recuperação da bola (média de posse de bola de 66,7%). Sem Neymar e Coutinho contra o Uruguai, o ataque com Gabriel Jesus, Richarlison e Firmino se mostrou mais combativo.

Tite bancou Arthur, depois de mau término de passagem pelo Barcelona e ainda em adaptação na Juventus, e viu um jogador aguerrido e mais atrevido no estádio Centenário. O gol, com raro chute do meia revelado no Grêmio, o passe em seguida para Roberto Firmino, que perdeu boa chance, e uma participação mais intensa foram bons sinais do retorno de Arthur.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • GE



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook