Inverno chega com grande mudança no Sul do país

Imagem de freestockcenter no Freepik

Imagem de freestockcenter no Freepik

19/06/2023 - 10h46

O inverno astronômico, iniciado com o solstício, tem início nesta quarta-feira, dia 21 de junho — desta vez, o Sul terá uma grande mudança durante a estação: esse será o primeiro inverno nesta década sob influência do fenômeno El Niño.

De acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia, o El Niño atualmente está em seu estágio inicial e deve ganhar intensidade ao longo dos meses, aumentando as chances de chuvas excessivas em toda a região. Confira abaixo mais informações sobre o inverno no Sul do Brasil.

El Niño provoca mudanças no inverno no Sul

O fenômeno climático El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas no Oceano Pacífico. Com o aumento da temperatura, ocorrem grandes alterações no clima, que variam de acordo com a região. No Sul do Brasil, por exemplo, o evento resulta no aumento das temperaturas e das chuvas, que ocorrem com mais frequência e intensidade.

A maior intensidade do fenômeno deve ocorrer nos meses de agosto e setembro, onde há maior incidência de ar quente e grande possibilidade de temporais e outras ocorrências de tempo extremo. Historicamente, estes são os meses com maior frequência de tempestades de granizo e vendavais.

Junto à atuação de ciclones em junho, o fenômeno deve fazer com que este trimestre da estação termine com registros de chuva acima da média na maior parte do Sul do país.

Neste ano, será a primeira vez que o inverno será influenciado pelo El Niño depois de três anos de atuação do evento oposto, o La Niña. E a ocorrência do fenômeno deste ano deve ser intensa, aumentando o risco de tragédias, como enchentes, de forma significativa. Da última vez que houve um El Niño de grande intensidade no Rio Grande do Sul, por exemplo, Porto Alegre foi fortemente afetada.

Deve ocorrer geada em vários dias dos meses de junho e julho. Quanto à neve, ocorrências devem ser registradas em agosto e começo de setembro, mas de forma isolada.

>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook