João Rodrigues descarta candidatura ao governo de SC

Divulgação

Divulgação

22/12/2021 - 11h28

O atual prefeito de Chapecó, João Rodrigues, informou na noite desta terça-feira, dia 21, que não irá se candidatar ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022.

O anúncio ocorreu durante uma live divulgada na página oficial do político no Facebook.

“Eu me permito chegar hoje e dizer a toda a população de Santa Catarina, obrigado pelo apoio, obrigado pelo carinho [...] mas eu estou neste momento agradecendo e anunciando que estou retirando minha pré-candidatura ao Governo do Estado”, informou Rodrigues. “Gostaria muito de ser governador por Santa Catarina. Acho que estou preparado, acho que é minha vez, acho que é o meu momento, mas eu tenho que respeitar a população da minha cidade que me deu a oportunidade de ser prefeito, honrar com a palavra”, disse.

O prefeito afirmou que ser governador do Estado é um sonho dele, e que esse é um projeto que vá desenvolver nos próximos anos.

“Meu momento chegará. Vou cumprir bem minha missão como prefeito de Chapecó, continuarei me dedicando 24 horas à minha cidade, porque eu quero entregar Chapecó muito melhor do que eu peguei”, ressaltou, pedindo para que a população avalie o trabalho que ele vem desenvolvendo no município chapecoense.

Carreira política

João Rodrigues é natural de São Valentim (RS) e tem 54 anos de idade. Ele iniciou a carreira política em Pinhalzinho, onde foi vice-prefeito entre 1997 e 2000. Em 2001 assumiu como prefeito de Pinhalzinho, elegendo-se deputado estadual dois anos depois, cargo ocupado de 2003 a 2004, quando foi eleito prefeito Chapecó pela primeira vez. Foi à reeleição em 2008, conseguindo mais um mandato, mas renunciou em 2010 para se candidatar a deputado federal, cargo ocupado por dois mandatos.

Prisão

O político chegou a ser eleito para um novo mandato de deputado federal nas eleições de 2018, mas não pôde assumir após ser condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a cinco anos e três meses de prisão, em regime semiaberto, por crimes da Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Licitações enquanto era prefeito de Pinhalzinho.

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do TRF-4, determinando a prisão do então deputado, ocorrida no dia 8 de fevereiro de 2018. Por conta dessa condenação, com base na Lei da Ficha Limpa, foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, o que o impediu de tomar posse do cargo de deputado federal.

Em dezembro de 2020, após João Rodrigues ser eleito prefeito de Chapecó, a sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, de forma unânime, a prescrição da pena em relação à condenação que sofrera no caso da época em que era prefeito de Pinhalzinho.

Eleições 2022

O dia 2 de abril é a data limite para que presidente, governadores e prefeitos renunciem caso pretendam concorrer a outros cargos em 2022 (candidatura à reeleição não exige renúncia).

De 20 de julho a 5 de agosto ocorrerão as convenções partidárias. O último dia para o registro de candidaturas é 15 de agosto, com a propaganda eleitoral começando no dia seguinte.

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 2 de outubro. Em caso de segundo turno, tanto para estados e em nível federal, a votação será no dia 30 de outubro.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook