Justiça aceita denúncia contra 4 acusados de desvio de verba do SUS no Hospital Regional de Chapecó

18/09/2019 - 08h43

A 1ª Vara Federal de Chapecó, no Oeste catarinense, aceitou denúncia contra quatro pessoas acusadas participarem de esquema de desvio de verba do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Agora são réus um ex-diretor-presidente da unidade, um assessor jurídico da associação que administra o hospital e dois sócios-administradores de uma prestadora de serviços.

A decisão é de sexta-feira (13) e foi divulgada nesta terça (17) pelo Ministério Público Federal (MPF), que fez a denúncia. Os réus foram investigados pela Polícia Federal em uma operação que cumpriu mandados de busca e apreensão em setembro de 2018.

Os quatro são acusados de desviar mais de R$ 10 milhões do SUS entre 2014 e 2017. Eles vão responder por peculato, que é o desvio de valores em função do cargo público, falsidade ideológica e associação criminosa.

O MPF informou que, em outra decisão, a Justiça Federal afastou o assessor jurídico investigado do cargo.

Operação

Na Operação Patriarcado, a PF cumpriu mandados em Chapecó e Xanxerê, no Oeste catarinense, e Maringá, no Paraná.

A polícia investigou favorecimento ilícito de contratação de laboratório de análises e de empresas de diagnóstico, em que os responsáveis seriam familiares do presidente da associação que administra o hospital. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), não houve processo seletivo para a contratação das empresas.

De acordo com o MPF, a investigou começou a partir de informações colhidas em outra operação, a Manobra de Osler, que resultou na condenação de uma ex-secretária e dois sócios de uma clínica particular.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook