Justiça do Trabalho determina bloqueio de bens de empresas e dirigentes ligados ao Figueirense

24/08/2019 - 10h43

A Justiça do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) determinou de forma liminar (temporária) o bloqueio imediato de bens móveis e imóveis de três empresas e cinco dirigentes ligados ao Figueirense. A decisão é desta sexta-feira (23). O bloqueio foi pedido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SC).

O objetivo da decisão da juíza Danielle Bertachini, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, é garantir o valor de R$ 9,6 milhões para pagar os salários atrasados de 2019 de jogadores e funcionários do clube.

O pedido do MPT-SC foi concedido de forma parcial pela Justiça do Trabalho. Isso porque a juíza determinou o bloqueio dos bens de oito réus, enquanto o MPT-SC pedia que isso ocorresse com 12.

Entenda a crise no Figueirense

A crise financeira ganhou proporções nacionais há uma semana, quando os jogadores paralisaram as atividades em protesto pelos salários atrasados. Sem treinar sexta (16), sábado (17) e domingo (18), o grupo viajou a Mato Grosso para enfrentar o Cuiabá na Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, sem pagamento, não entrou em campo e perdeu por W.O.

No retorno a Florianópolis, na manhã de quarta (21), os atletas foram aplaudidos e receberam apoio de torcedores no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. No período da tarde, fizeram exigências para encerrar a greve, como pagamento dos atrasados para funcionários e jogadores da base.

No dia seguinte, em nota, a diretoria informou a quitação, mas não de todas as pendências pedidas. O grupo, então, decidiu manter a paralisação.

Horas depois, os jogadores encerraram a greve. Em comunicado, disseram que, apesar da diretoria não ter cumprido nenhuma exigência ou efetuado os pagamentos devidos, as atividades serão retomadas “em respeito à instituição e à nossa torcida”.

Assim, na manhã desta sexta (23), o grupo retomou as atividades e iniciou a preparação para enfrentar o CRB no sábado (24) às 19h em Florianópolis.

O direito de imagem do elenco não é pago desde maio, enquanto o mês de julho, referente ao vencimento em carteira, também está pendente. Há ainda o não recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O jogador Denis conseguiu a rescisão indireta com o Figueirense no início do mês por esse motivo. Dias depois, o clube derrubou a liminar concedida ao goleiro.

W.O. da base

Dois dias depois do W.O. da equipe profissional na Série B, o time sub-23 do Figueirense também não entrou em campo em protesto pelos salários atrasados. Desta vez foi contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Ações trabalhistas

O MPT-SC informou a existência de 177 ações contra o Figueirense distribuídas nas Varas do Trabalho de Florianópolis. A maioria é por falta de pagamento.

Outro lado

Empresas:

Figueirense Futebol Clube: Nikolas Salvador Bottós, 1º vice-presidente e membro do Conselho de Administração, afirmou que ninguém foi notificado. Ele ainda diz que a ação tem aspectos bem controversos, em especial responsabilizar o CA que assumiu em dezembro pela integralidade da dívida. Ele completa que a manifestação irá ocorrer quando foram citados.

Figueirense Futebol Clube LTDA.: assessoria de imprensa do Figueirense informou que não foi citado.

Elephant Participações Societárias S/A: assessoria de imprensa do Figueirense informou que não foi citada.

Pessoas físicas:

Luiz Fernando Philippi: Nikolas Salvador Bottós, 1º vice-presidente e membro do Conselho de Administração, afirmou que ninguém foi notificado. Ele ainda diz que a ação tem aspectos bem controversos, em especial responsabilizar o CA que assumiu em dezembro pela integralidade da dívida. Ele completa que a manifestação irá ocorrer quando foram citados.

Cláudio Honigman: assessoria de imprensa do Figueirense informou que não foi citado.

Wilfredo Brillinger: afirmou que não foi notificado.

Airton Manoel João: não foi localizado pela reportagem.

Cláudio Cesar Vernalha Abreu de Oliveira: afirmou que não foi notificado e não tem conhecimento do assunto.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook