Iniciaram nesta semana as
consultorias tecnológicas voltadas ao melhoramento de manejo, produção e
produtividade nos pequenos negócios da cadeia do leite orgânico na região
extremo oeste catarinense. A ação integra o projeto de Bioeconomia que visa
elevar a competitividade e a sustentabilidade das empresas, promovendo um
modelo de desenvolvimento baseado na inovação tecnológica e na melhoria da
qualidade produtiva.
A iniciativa é da Prefeitura de
Guarujá do Sul em parceria com o Sebrae/SC e a Cooperativa de Produtos da
Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cooperflor). Entre as ações
previstas estão questões tecnológicas e específicas do leite orgânico como
licenciamento, processos da cadeia produtiva e melhoria da gestão dos negócios.
Participaram
do projeto 25 empreendimentos que atuam neste setor em 23 municípios da
região: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio
Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí,
Palma Sola, Paraíso, Princesa, São Miguel do Oeste, Santa Helena, São João do
Oeste, São José do Cedro e Tunápolis, Caibi, Palmitos, Iraceminha, Flor do
Sertão e Romelândia.
Todas as
propriedades participantes recebem acompanhamento para o monitoramento das
medidas implementadas e avaliação dos resultados obtidos. Isso é possível
porque antes do início das atividades foi realizado levantamento sobre
produtividade, lucratividade e volume de desperdício.
“O próximo passo é
orientar os empresários rurais sobre a importância de realizar adequações nos controles
financeiros e nas operações internas parar aprimorar a gestão do negócio. Para
tomada de decisão assertiva é fundamental conhecer as fraquezas e
potencialidades da atividade, identificar medidas para reduzir custos e para
ampliar a competitividade e agregar retorno ao capital investido”, antecipa o
gerente regional do Sebrae/SC no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl.
BIOECONOMIA
O projeto tem como
foco estratégico melhorar os processos produtivos e os produtos; implantar
inovação de produção por meio de tecnologia; difundir o conceito de
sustentabilidade nos pequenos negócios participantes e auxiliar no
reposicionamento estratégico de comercialização. A proposta prevê avaliação e
acompanhamento de condições de saúde animal adequadas na região; das condições
climáticas e ambientais normalizadas e o cumprimento das contrapartidas dos
parceiros do projeto.
A demanda por
produtos orgânicos apresenta elevação a cada ano, uma vez que os consumidores
estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de procedência e vindos de
sistemas que primam pela sustentabilidade. O leite orgânico difere-se por não
conter resíduos químicos de qualquer espécie, porém com o mesmo sabor e valor
nutritivo. No Brasil, a demanda é maior do que a oferta, o que favorece uma
vantagem competitiva.
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