Março Amarelo: Mês mundial de conscientização da Endometriose
Estima-se que a doença afeta 1 a cada 10 mulheres.

Daniele Sampaio Colvara – Médica Ginecologista/obstetra

Daniele Sampaio Colvara – Médica Ginecologista/obstetra

22/03/2022 - 11h36

Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto causando intensa dor. Essas células podem migrar para outros tecidos como ovários, trompas, intestino, vagina e bexiga, por exemplo, causando os sintomas.

Estima-se que a doença afeta 1 a cada 10 mulheres e ocupa o 16° lugar no ranking das doenças mais dolorosas existentes. Portanto, ter dor pélvica intensa e incapacitante não é normal!

Os principais sintomas são: cólicas menstruais muito fortes, dor durante a relação sexual, alterações como diarreia, constipação, dor ao urinar e infertilidade. Aliás, estima-se que a principal causa de infertilidade feminina esteja relacionada à endometriose.

Não existe cura para a doença, porém o tratamento precoce permite que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida. O tratamento varia desde o uso de medicações contínuas que inibem a menstruação até a cirurgia que visa retirar os focos de endometriose. Uma equipe multidisciplinar também é importante já que muitas vezes a doença gera alterações psíquicas, como a depressão por exemplo.

Portanto, se você tem dor, procure um atendimento especializado!

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP. 


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Daniele Sampaio Colvara – Médica Ginecologista/obstetra - CRM/SC 24314 RQE 14945 | Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook