Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.
O mel de Santa Catarina já havia recebido premiações na Austrália (2007), Ucrânia (2013), Coreia do Sul (2015) e Turquia (2017). A empresa Prodapys, de Araranguá, tem o maior projeto de produção de mel orgânico do mundo e se destaca também como maior exportador nacional do produto.
"Estamos muito felizes com essa notícia e com mais essa conquista de Santa Catarina. Sabemos da qualidade da nossa produção e da capacidade dos nossos agricultores e apicultores. Esse reconhecimento internacional é a prova de que Santa Catarina tem um grande potencial para agregar valor à sua produção agropecuária, conquistando o mercado e trazendo mais renda e qualidade de vida para o meio rural. Parabéns aos apicultores envolvidos nesse projeto", comemora o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.
Além da qualidade, o mel produzido em Santa Catarina também impressiona pela variedade. As abelhas produzem mais de 100 tipos de méis com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Entre os tipos de mel produzidos no estado, o silvestre responde pela maior parte. Ele é multifloral, ou seja, é feito pelas abelhas a partir do néctar coletado em uma grande variedade de plantas. Considerado de excelente qualidade, seu sabor, aroma e consistência variam de acordo com as floradas predominantes na época em que é produzido. A coloração mais escura indica maior concentração de sais minerais.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook