Mil testes para diagnóstico de coronavírus serão realizados com a população de São Miguel do Oeste
De acordo com o prefeito, haverá testagem de moradores em todas as regiões do município.

22/04/2020 - 15h29

Mil moradores de São Miguel do Oeste serão submetidos a testes rápidos para diagnóstico de contaminação por coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Wilson Trevisan na manhã desta quarta-feira (22), após uma reunião com a secretária de Saúde, Geni Girelli, o médico Maurício Piacentini, diretor técnico da Secretaria, e o enfermeiro Marcos Bortolanza, da Vigilância Epidemiológica do Município. A aquisição dos kits para testagem está em fase final. O processo licitatório aconteceu ainda na semana passada.

Segundo o prefeito, a ampliação dos testes vai ajudar a mostrar que outras ações são necessárias no município, além de todas que vêm sendo tomadas desde que a pandemia de coronavírus chegou ao Brasil. “Não é possível ficar esperando as ações de estado e governo federal, que são muito lentos. Em São Miguel do Oeste estamos sendo proativos, tomando as medidas devidas de forma antecipada. Foi assim com a montagem do Centro de Triagem no Salão Paroquial, isolamento de áreas da UPA 24h para atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de doenças respiratórias e contratação de médicos e outros profissionais. Com a ampliação dos testes, novamente estamos nos antecipando e fazendo algo que o governo de Santa Catarina e o Ministério da Saúde não conseguem com a agilidade necessária. Nosso receio é que as iniciativas das outras esferas de governo cheguem tarde demais”, observa Trevisan.

A definição das pessoas que serão submetidas à testagem em cada ponto do município ocorrerá a partir de critérios técnicos estabelecidos pela equipe da Secretaria de Saúde, que pretende criar uma espécie de perfil epidemiológico do coronavírus em São Miguel do Oeste.

VISITAS

Durante toda a manhã, o prefeito Wilson Trevisan acompanhou os trabalhos na Secretaria de Saúde. Ele conversou com os responsáveis pela equipe da dengue e pediu que façam tudo mais que for possível, além das ações já desenvolvidas, para conter o avanço da doença. Já são quase cem pessoas contaminadas. Também se reuniu com servidores dos outros setores da Secretaria. Em seguida, o prefeito esteve na UPA 24h, onde também conversou com servidores e verificou a situação da estrutura após algumas mudanças de fluxo adotadas para evitar casos de contaminação por Covid-19. Trevisan também foi ao posto de saúde central, ao Centro de Triagem e vistoriou a obra do novo posto de saúde do bairro São Sebastião.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook