Em parceria com o Exploratorium, museu localizado em San Francisco, nos Estados Unidos, a Nasa irá transmitir ao vivo o eclipse solar que ocorre nesta terça-feira (2), na América do Sul. O fenômeno só poderá ser observado em sua totalidade em regiões do Chile e da Argentina. Nos demais países, o eclipse será visto parcialmente.
A agência espacial americana fará três transmissões em seu site: imagens sem áudio de telescópios localizados em Vicuna, no Chile, das 16h às 19h (horário de Brasília) e dois programas com comentários ao vivo, um em espanhol e outro em inglês, das 17h às 18h.
É no pôr-do-sol que Santa Catarina vai conseguir contemplar o fenômeno de alinhamento astronômico entre a Terra, a Lua e o Sol, causando um encobrimento de parte do sol pela lua. Em todas as cidades ele será visível, no entanto, é no Oeste do estado que o eclipse será visto por mais tempo: durante quase uma hora se não houver relevo no horizonte - que são os morros altos, que dificultam a visibilidade do sol se pondo e diminuem consideravelmente o tempo de observação. Chapecó é a cidade mais privilegiada para a observação. Já na Capital Catarinense o fenômeno será visível por cerca de 35 minutos
De acordo com a Nasa, estudar o Sol durante os eclipses solares totais ajuda os cientistas a entender a fonte e o comportamento da radiação solar que impulsiona o clima espacial perto da Terra, o que pode afetar a saúde dos astronautas no espaço e a durabilidade dos materiais usados para construir espaçonaves.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook