ONA certifica o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
A instituição recebeu nível 1 de acreditação, atendendo aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

06/05/2020 - 14h26

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé recebeu a acreditação ONA nível 1, Acreditado - que atesta a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

Nos dias 04, 05 e 06 e março, o Hospital passou por uma avaliação criteriosa por meio de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

“Nós estamos muito satisfeitos com a certificação recebida, o que nos motivou ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 2 ou até o nível 3. Nossos funcionários continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata o diretor de qualidade, Ezequiel Paixão.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital Regional de São Miguel do Oeste é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

O diretor geral, Jeferson Gomes, destaca que todo o processo foi coordenado pelo Setor de Qualidade do Hospital Regional e foi possível com o apoio e dedicação de todos os colaboradores e médicos. “A certificação representa, principalmente, a qualidade dos nossos profissionais. Sem as pessoas, nenhum processo, serviço e atendimento seria possível”, destaca.

Para ele, cada setor é fundamental para o dia a dia e funcionamento com qualidade da unidade. “A acreditação confirmou a capacidade nos processos que já confiávamos às pessoas que aqui trabalham. Um Hospital que atende 100% SUS, em uma região de 30 municípios e com toda a qualidade que a comunidade merece”, destaca.

Quem é a ONA:

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.

Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.  


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook