OUTUBRO ROSA: Mês de conscientização sobre o Câncer de Mama

Camila dos Santos do Amaral - Oncologia clínica

Camila dos Santos do Amaral - Oncologia clínica

05/10/2022 - 17h38

Outubro é o mês dedicado a conscientização, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento teve início em 1990 em Nova Iorque e se espalhou pelo mundo, tendo como objetivo principal conscientizar mulheres e também seus parceiros da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tumor maligno mais comum na população feminina excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 66.280 novos caso para 2022 e ele também é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres, o que representou 17.825 mortes no ano de 2020.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, quando detectados precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Apesar dos dados alarmantes, sua ocorrência é relativamente rara antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno. No entanto, na fase inicial da doença o tumor pode ser muito pequeno, podendo ter menos de um centímetro de tamanho, nesse caso, a doença só será detectada por um exame de imagem, como a mamografia.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Já mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica.

Hoje já sabemos que manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a amamentação ajudam a  reduzir o risco de câncer de mama.

A conscientização do câncer de mama ajuda no diagnóstico precoce e tratamento da doença. Fazendo que o seu diagnostico não seja mais uma sentença – possibilitando maior taxa de cura e permitindo que a paciente possa levar sua rotina com qualidade de vida e bem-estar.

>>>PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.  


  • por
  • Jornal Regional
  • FONTE
  • Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste | Camila dos Santos do Amaral - Oncologia clínica - CRM 32320 / RQE 22005 | Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook