Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIS), participou da operação nacional “Átria”, que ocorreu entre os dias 27 de fevereiro a 28 de março. A operação foi a maior já realizada no combate a crimes de violência contra a mulher, em razão de gênero, no país.
Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a operação também promoveu ações educativas, como palestras, orientações e cursos.
A ação, realizada pelas polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal, foi comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Para o Secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, Tadeu Alencar, os indicadores da operação deixam evidente que nas políticas públicas de segurança do país, deve haver uma centralização no eixo de enfrentamento a violência contra mulher e o trabalho das equipes envolvidas é fundamental para reforçar o sucesso da operação.
As polícias civis de todo o país atuaram, de forma conjunta, na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.
Operação Átria em Santa Catarina
Em Santa Catarina, a operação contou com o efetivo de 348 policiais que realizaram diligências por 181 municípios. No total, 200 palestras, cursos, orientações e ações pedagógicas foram realizadas. Na operação, foram cumpridos 65 mandados de busca e apreensão e 412 autos de prisão em flagrante foram lavrados. Além disso, 1.004 inquéritos policiais foram instaurados, 1.285 medidas protetivas foram solicitadas/ expedidas e 1.802 vítimas foram atendidas. No total, foram 1.098 denúncias apuradas e foram apreendidas 16 armas de fogo.
Canais de denúncia
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do 180, que atende todo o território nacional e funciona diariamente, 24 horas por dia, ou pelo 181 da Polícia Civil de Santa Catarina.
Operação Átria
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.
>>> PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP.
DEIXE UM COMENTÁRIO
Facebook