Poluição do ar está ligada a uma maior mortalidade por Covid-19

08/04/2020 - 11h10

Pessoas que vivem em regiões mais poluídas têm mais chances de morrer de Covid-19 do que aquelas quem vive em áreas mais limpas. Foi o que descobriu um novo estudo feito por cientistas da Universidade Harvard, dos Estados Unidos. Embora já se supunha que essa correlação poderia existir, é a primeira vez que os dados mostram provas concretas que a poluição é mesmo um fator agravante da doença.

Os pesquisadores analisaram 3.080 regiões dos Estados Unidos, comparando a quantidade de material particulado fino no ar, os pedacinhos microscópicos de poluição que flutuam por aí, com as taxas de letalidade da Covid-19 de casa região. Eles descobriram que um aumento de apenas um micrograma de partículas por metro cúbico (1μg/m3) correspondia a um aumento de 15% na letalidade da Covid-19. Ou seja, quem vive há muito tempo em uma região que tem apenas um grãozinho a mais de material particulado por metro cúbico tem 15% mais chance de morrer. Isso se comparado a quem mora em uma região sem esse grãozinho extra.

Para medir qual região é mais limpa e qual é mais poluída, os pesquisadores coletaram dados sobre o material particulado fino de todo o país e o número de mortes oficiais pela Covid-19. Depois, os resultados foram ajustados para outros fatores que influenciam na pandemia, como densidade demográfica, pobreza e taxas de fumantes, o que permitiu garantir que a exposição de longo prazo à poluição atmosférica era mesmo a culpada.

Para dar um exemplo concreto, o estudo demonstra que se a região de Manhattan, em Nova York, tivesse reduzido sua poluição em apenas um micrograma de material particulado por metro cúbico todo ano nos últimos 20 anos, a região teria 248 menos mortes por Covid-19 do que registra hoje.

Em geral, a poluição por material particulado fino nas cidades está ligada às ações humanas, como a fuligem que sai do escapamento de carros, por exemplo. Não é nenhuma novidade que ela é uma grande vilã da saúde pública e que está ligada a danos em vários órgãos, não só os pulmões, e é responsável por 4,2 milhões de mortes anualmente em todo o mundo. Agravar a pandemia de Covid-19 é só mais um dos malefícios da poluição.

>>>Clique e receba notícias do JRTV Jornal Regional diariamente em seu WhatsApp.


  • por
  • Jornal Regional



DEIXE UM COMENTÁRIO

Facebook